Segunda, 29 de Abril de 2024
32°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Piauí

Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí recebe projeto sobre enfrentamento ao racismo institucional promovido pela Sasc

A iniciativa está alinhada com a meta 7 estabelecida pelo Governo do Estado, que visa combater o racismo em todas as esferas.

15/04/2024 às 20h02
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí abriu suas portas, nesta segunda-feira (15), para uma importante discussão sobre o enfrentamento ao racismo institucional. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários (Suirpo), está alinhada com a meta 7 estabelecida pelo Governo do Estado e teve como objetivo combater o racismo em suas diversas manifestações, incluindo o racismo estrutural, religioso e institucional.

Representantes das Ouvidorias Setoriais e da equipe da OGE/PI se reuniram na sede da OGE/PI para participar da palestra "Enfrentamento ao Racismo Institucional". O evento contou com importantes trocas de experiências entre os participantes. O ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra, ressaltou a importância de abordar questões sensíveis como essa nos órgãos públicos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

"A luta contra o racismo institucional é um compromisso que devemos assumir em todas as esferas da administração pública. É necessário promover a conscientização e implementar medidas eficazes para combater essa realidade que afeta diretamente a vida de muitos cidadãos", enfatizou Dutra.

Além disso, a superintendente da Igualdade Racial e dos Povos Originários, Assunção Aguiar, destacou a importância de momentos como esse na promoção da igualdade e no enfrentamento ao preconceito racial. "É fundamental que os órgãos públicos estejam engajados nessa causa, buscando sempre aprimorar suas políticas e práticas para garantir um ambiente inclusivo e livre de discriminação", afirmou.
 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O diretor de Igualdade Racial, professor José Bispo, também contribuiu para o debate, trazendo reflexões sobre as diversas formas de manifestação do racismo e apontando caminhos para sua superação. 

"Precisamos fortalecer a educação antirracista e promover a valorização da diversidade em todas as instâncias da sociedade. Somente assim poderemos construir um futuro mais justo e igualitário para todos", ressaltou Bispo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante a palestra, foram discutidas estratégias e ações que podem ser implementadas nos órgãos públicos para promover a igualdade racial e combater o racismo institucional. A troca de experiências e o engajamento de todos os participantes reafirmaram o compromisso do Governo do Estado do Piauí em construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos os seus cidadãos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias