
A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí abriu suas portas, nesta segunda-feira (15), para uma importante discussão sobre o enfrentamento ao racismo institucional. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários (Suirpo), está alinhada com a meta 7 estabelecida pelo Governo do Estado e teve como objetivo combater o racismo em suas diversas manifestações, incluindo o racismo estrutural, religioso e institucional.
Representantes das Ouvidorias Setoriais e da equipe da OGE/PI se reuniram na sede da OGE/PI para participar da palestra "Enfrentamento ao Racismo Institucional". O evento contou com importantes trocas de experiências entre os participantes. O ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra, ressaltou a importância de abordar questões sensíveis como essa nos órgãos públicos.

"A luta contra o racismo institucional é um compromisso que devemos assumir em todas as esferas da administração pública. É necessário promover a conscientização e implementar medidas eficazes para combater essa realidade que afeta diretamente a vida de muitos cidadãos", enfatizou Dutra.
Além disso, a superintendente da Igualdade Racial e dos Povos Originários, Assunção Aguiar, destacou a importância de momentos como esse na promoção da igualdade e no enfrentamento ao preconceito racial. "É fundamental que os órgãos públicos estejam engajados nessa causa, buscando sempre aprimorar suas políticas e práticas para garantir um ambiente inclusivo e livre de discriminação", afirmou.

O diretor de Igualdade Racial, professor José Bispo, também contribuiu para o debate, trazendo reflexões sobre as diversas formas de manifestação do racismo e apontando caminhos para sua superação.
"Precisamos fortalecer a educação antirracista e promover a valorização da diversidade em todas as instâncias da sociedade. Somente assim poderemos construir um futuro mais justo e igualitário para todos", ressaltou Bispo.

Durante a palestra, foram discutidas estratégias e ações que podem ser implementadas nos órgãos públicos para promover a igualdade racial e combater o racismo institucional. A troca de experiências e o engajamento de todos os participantes reafirmaram o compromisso do Governo do Estado do Piauí em construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos os seus cidadãos.
Piauí Piauí participa de seminário internacional sobre fortalecimento das ouvidorias públicas em Brasília
Piauí Plataforma “Compra Fácil” agiliza abastecimento da frota da Segurança Pública do Piauí
Piauí Ouvidoria-Geral do Estado realiza atendimentos em Baixa Grande do Ribeiro durante ação da Justiça Itinerante Mín. 21° Máx. 35°