Segunda, 25 de Novembro de 2024
27°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

“Estávamos precisando”, diz paciente beneficiada pelo Cuidar de Todos Oftalmo em Pinheiro

Cerca de 700 pessoas foram beneficiadas na ação promovida pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

14/04/2024 às 20h06
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Cerca de 700 pessoas foram beneficiadas na ação promovida pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Foto: Israel Pontes)
- Cerca de 700 pessoas foram beneficiadas na ação promovida pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Foto: Israel Pontes)

O jovem Otávio Ferraz, de 7 anos, fez a sua primeira consulta oftalmológica, na 13ª edição do Programa Cuidar de Todos Saúde Oftalmo, realizada neste domingo (14), no Colégio Pinheirense, no bairro Centro, na cidade de Pinheiro. O menino está dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e esteve acompanhado da mãe, Ana Tereza Costa Ferraz, de 45 anos.

"Eu soube da ação por um carro de som que passava na rua. Daí aproveitei para trazer meu filho, e nós dois consultamos juntos. Achei ótima a ação porque estávamos precisando e não tínhamos condições de comprar. Então sair daqui com dois óculos já é ótimo", disse Ana Tereza.

Assim como Ana Tereza e Otávio, outras quase 700 pessoas foram beneficiadas na ação promovida pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Durante a iniciativa, os pacientes são submetidos a triagem, consulta oftalmológica com indicação para receber óculos novos ou procedimento cirúrgico de pterígio ou catarata, que serão realizados no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro.

Acompanhando a ação, o vice-governador do Estado, Felipe Camarão, destacou a importância do programa. "Quero destacar aqui a organização do evento e agradecer a Secretaria de Saúde. O cidadão, a cidadã que está aqui já sai com os seus óculos e pode escolher a armação. Isso também eleva a autoestima, acima de tudo. Então, parabéns para Pinheiro e parabéns ao governador Carlos Brandão", ressaltou.

A ação em Pinheiro foi a quinta edição do Cuidar de Todos Oftalmo realizada no município, totalizando 1.701 atendimentos gerais. Cerca de 227 pessoas foram encaminhadas para cirurgia oftalmológica e 905 receberam prescrição médica para o uso de óculos.

"O Cuidar de Todos Oftalmo em Pinheiro é resultado do compromisso e responsabilidade do governador Carlos Brandão com a população pinheirense. Com a atividade, oportunizamos acesso a serviços de saúde, garantindo atendimento para quem mais precisa. É dessa forma que vamos seguir cuidando do nosso povo ao ofertar assistência digna e responsável", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Entre setembro de 2023 e março de 2024, a gestão estadual realizou 12 edições do Cuidar de Todos Oftalmo, sendo sete em São Luís, quatro no município de Pinheiro e uma na cidade de Imperatriz. No total, foram feitos 8.709 atendimentos gerais, com cerca de 834 encaminhamentos para cirurgias oftalmológicas e 6.502 prescrições de óculos.

Laudeci de Jesus, de 45 anos, precisou atualizar os óculos, e saiu satisfeita. "Foi muito bom o atendimento, bem-organizado. Fiz a consulta, avaliação, depois provei os novos óculos, aí agora é guardar o dia da entrega”, destacou.

Dona Antônia Nunes, de 69 anos, disse que a ação vai lhe ajudar a economizar com a consulta e aquisição de novos óculos. "Eu vim fazer a consulta para trocar os óculos, porque ele já está vencido, tanto que já está me doendo a cabeça. Eu gostei porque a gente ganha a consulta e ganhando os óculos já é uma ajuda", comemorou.

O eixo Oftalmo do Programa Cuidar de Todos tem por objetivo facilitar o acesso a atendimentos oftalmológicos, a fim de reduzir o número de pacientes que aguardam por consultas e exames no SUS. Os alvos da ação são pessoas que sofrem de baixa visão ou outros tipos de lesões ou distúrbios oculares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias