Sábado, 27 de Abril de 2024
30°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

Equipes do Hospital Macrorregional Tomás Martins participam de oficina de cuidados neonatais

A capacitação reforçou orientações sobre banho, sucção para o recém-nascido durante a amamentação, posicionamento e construção dos ninhos, montagem...

28/03/2024 às 14h25
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Em Santa Inês, equipes de enfermagem e equipe multiprofissional do Hospital Macrorregional Tomás Martins participaram de uma oficina de cuidados neonatais. A capacitação na unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçou orientações sobre banho, sucção para o recém-nascido durante a amamentação, posicionamento e construção dos ninhos, montagem dos leitos, além da posição canguru e a reanimação neonatal.

Durante a oficina, realizada na segunda quinzena de março, o coordenador da equipe multiprofissional da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), Paulo Costa, realizou treinamento sobre cuidados para recém-nascidos. “A oficina de cuidados neonatais visa melhorar a assistência neonatal, capacitando os profissionais no manejo com o recém-nascido e com as situações práticas do dia a dia”, disse.

O treinamento contou com a participação de fisioterapeutas e equipes de enfermagem e, durante esse período, as equipes absorveram novas experiências para sua prática diária. A enfermeira do Alcon, Francisca Viviane Martins do Nascimento, falou sobre a importância da oficina. 

“Embora eu tenha especialização em obstetrícia neonatal, as técnicas esplanadas pelo palestrante foram de grande relevância para minha área profissional, pois foram abordadas novas técnicas de manejo de recém-nascido, desde a sala de parto, até o transporte destes pacientes de forma segura até a UTI Neonatal, aumentando assim as expectativas de vida desses pequeninos” comentou a enfermeira.

Júlio Henrique Morais de Souza, fisioterapeuta da maternidade e pediatria, destacou como a capacitação auxilia na melhoria dos processos de trabalho. “A oficina enriqueceu ainda mais esse conhecimento, mostrando novas atualizações e boas práticas em prol de uma melhor assistência para com o recém-nascido, sendo um ótimo e eficaz treinamento” disse o profissional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias