Segunda, 22 de Abril de 2024
23°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Cidades Dia do vaqueiro

Paróquia de São José em Altos festeja o dia do vaqueiro; o evento contou com o apoio do prefeito Maxwell da Maríinha, vereadora Andréia Amaral, entre outras autoridades

O momento contou com a participação de autoridades, comitiva da prefeitura e população presente.

19/03/2024 às 08h10 Atualizada em 19/03/2024 às 09h56
Por: Carlos Santos Fonte: Redação Verdes Campos Sat
Compartilhe:
Paróquia de São José em Altos festeja o dia do vaqueiro; o evento contou com o apoio do prefeito Maxwell da Maríinha, vereadora Andréia Amaral, entre outras autoridades

Na manhã do último sábado (15.03.24), ocorreu na paróquia de São José em Altos–PI, as festividades do tradicional dia dos vaqueiros com uma vasta programação. Uma multidão esteve presente em mais um dia de comemoração dos festejos do glorioso São José. As homenagens tiveram início com um reforçado café da manhã. Em seguida, aconteceu a tradicional cavalgada e houve sequência à celebração da santa missa, seguida pelo sorteio de vários brindes aos vaqueiros encourados com a presença do prefeito Maxuell da Mariinha e comitiva. O prefeito Maxwell fez questão de participar da homenagem aos vaqueiros, ajudando no sorteio e entrega de brindes juntamente com os demais. Ao meio-dia foi servido o almoço ao público presente, incluindo toda vaquerama.

 

Foto: Prefeito Maxuell da Maríinha
Imagens:Tony Silva

 

Prefeito Maxuell da Maríinha entrega dos brindes aos vaqueiros
Foto; Tony Silva

 

O prefeito Maxuell da Maríinha, a vereadora Andréia Amaral, o líder político Nery Rone Lacerda, entre outras autoridades, se direcionaram ao espaço de dança onde atrações como: Toca do vale, Gil Mendes, e Flavinho moral, abrilhantaram a parte social. “Hoje é um dia muito especial para todos nós, principalmente eu que sou filho e neto de vaqueiro, uma profissão que atravessa gerações, inclusive regulamentada pelo congresso nacional. Pela quantidade de crianças e adolescentes uniformizados com o tradicional traje do vaqueiro, chapéu peneira e gibão, com certeza é um futuro garantido, e é o que nos deixa cada vez mais entusiasmados, sempre prontos para continuar incentivando homens e mulheres amantes desta profissão tão honrosa”, destacou o prefeito Maxuell da Maríinha.

 

Vereadora Andréia Amaral e o Prefeito Maxuell da Maríinha entregam brindes aos vaqueiros
Foto:Tony Silva

 

Em entrevista ao repórter Tony Silva pela Rede de Rádios Verdes Campos Sat, a vereadora Andréia Amaral valorizou os trabalhos das mulheres vaqueiras na cidade de Altos, presente nas festividades do padroeiro São José. “A festa do padroeiro São José está linda e aqui eu gostaria de parabenizar a todo o povo da igreja em nome do padre Cláudio e também parabenizar a todos em nome do prefeito Maxwell. É importante frisar que nós estamos felizes porque, além da festa, está linda, muito participativa, tudo tranquilo, tudo sob controle. Hoje é dia do vaqueiro, essa figura bastante importante para nossa história, forte e resistente ao tempo em que continua a lutar pelo seu espaço e direito no campo. Parabéns para todos os envolvidos, parabéns para nossa vaqueira, que representou a mulher, porque lugar de mulher é onde ela quiser. Eu fiquei muito feliz de ver nossa vaqueira com 96 anos ainda dançando, brincando e se divertindo. Então, viva o São José, viva o povo altoense”, destacou a parlamentar.

 

Vereadora Andréia Amaral e o líder político Neiryroni Lacerda
Foto: Tony Silva

 

O repórter Tony Silva também conversou com o padre Cláudio Lopes, pároco da matriz de São José, que falou de sua expectativa das festividades e agradeceu ao prefeito Maxwell da Maríinha pelo apoio e toda a comunidade envolvida para a realização dos festejos. “Estou muito feliz, porque nós estávamos com uma grande expectativa, só que a expectativa superou o maior festejo da história de Altos. Então, eu posso dizer que o maior festejo do Piauí é o festejo do nosso padroeiro São José. Então, agradeço todo o apoio dos canais de TV, as rádios, em especial o apoio incondicional do senhor prefeito Maxwell da Maríinha, que é devoto, ele sempre nos apoia com muito amor, ele arregaça as mangas e junta toda a sua equipe para realizar esse grandioso festejo. O festejos de São José é hoje especial dos vaqueiros e está sendo uma maravilha. Eu nunca tinha visto tantos vaqueiros reunidos. Que São José abençoe todos nós hoje e sempre. Então, você que ainda não veio participar, venha, traga sua família, que você vai estar participando de um grande evento. Temos muita segurança, Polícia Militar, a Guarda Municipal está presente, Polícia Civil, Polícia Federal, seguranças particulares, enfim toda a segurança completa pensando no bem-estar da população”, destacou o Padre Cláudio Lopes.

Prefeito Maxuell da Maríinha ao lado do Padre Cláudio Lopes
Foto; Tony Silva
Ten. Cel. Jorge Neto, comandante do 21° BPM
Foto: Tony Silva
Senador Ciro Nogueira, Prefeito Maxuell da Maríinha e vice-prefeito Cláudio da cepisa
Foto; Tony Silva

Apuração de reportagem e Imagens; Tony Silva

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias