As secretarias das Relações Sociais (Seres) e da Planejamento (Seplan) realizaram, na tarde desta nesta sexta-feira (15), no auditório da Secretaria Estadual da Cultura, reunião com lideranças e representantes das associações comunitárias para falar sobre o Orçamento Participativo (OPA) 2024-2025.
Segundo a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, através do OPA, a população apresenta propostas com as principais necessidades para as suas comunidades, participando diretamente na escolha de implantação de serviços e de obras a serem executadas no local. "Um importante recurso para a participação popular no direcionamento das necessidades de cada região que proporciona uma gestão integrada e eficaz do poder público com a população", explicou.
Durante toda a tarde, uma equipe do OPA ficou na Galeria do Clube dos Diários para prestar informações e cadastrar as Associações que estavam no local. "O cadastramento das entidades e propostas segue até 27 de março. A escolha das obras, diretamente pela população, através do voto, será de 7 a 17 de junho", lembrou a secretária.
As inscrições estão sendo realizadas através do site oficial do OPA, do aplicativo Colab e também pelo WhatsApp, além dos pontos físicos que serão disponibilizados para atendimento e esclarecimento de dúvidas. Em Teresina, há atendimento presencial na sede da secretaria do Planejamento, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16 horas.
O OPA é um programa de participação popular nas tomadas de decisões do governo sobre investimento de recursos, o primeiro instrumento de inserção da população no orçamento público anual. Em 2023 contemplou Teresina e Parnaíba e este ano foi expandido para Floriano, Picos e Piripiri, municípios que têm mais de 50 mil habitantes.
Mín. 22° Máx. 35°