
As secretarias das Relações Sociais (Seres) e da Planejamento (Seplan) realizaram, na tarde desta nesta sexta-feira (15), no auditório da Secretaria Estadual da Cultura, reunião com lideranças e representantes das associações comunitárias para falar sobre o Orçamento Participativo (OPA) 2024-2025.
Segundo a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, através do OPA, a população apresenta propostas com as principais necessidades para as suas comunidades, participando diretamente na escolha de implantação de serviços e de obras a serem executadas no local. "Um importante recurso para a participação popular no direcionamento das necessidades de cada região que proporciona uma gestão integrada e eficaz do poder público com a população", explicou.

Durante toda a tarde, uma equipe do OPA ficou na Galeria do Clube dos Diários para prestar informações e cadastrar as Associações que estavam no local. "O cadastramento das entidades e propostas segue até 27 de março. A escolha das obras, diretamente pela população, através do voto, será de 7 a 17 de junho", lembrou a secretária.
As inscrições estão sendo realizadas através do site oficial do OPA, do aplicativo Colab e também pelo WhatsApp, além dos pontos físicos que serão disponibilizados para atendimento e esclarecimento de dúvidas. Em Teresina, há atendimento presencial na sede da secretaria do Planejamento, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16 horas.

O OPA é um programa de participação popular nas tomadas de decisões do governo sobre investimento de recursos, o primeiro instrumento de inserção da população no orçamento público anual. Em 2023 contemplou Teresina e Parnaíba e este ano foi expandido para Floriano, Picos e Piripiri, municípios que têm mais de 50 mil habitantes.

Governo Brandão prestigia sessão solene de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA)
Piauí Parceria entre Governo do Piauí e grupo hoteleiro impulsiona novos empreendimentos no estado
Agiotagem Agiota invade residência e subtrai televisão após dívida com jogos de azar online
Geral Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 100 milhões neste sábado
Denúncia Moradores de José de Freitas denunciam descaso da Equatorial e temem prejuízos com falta de manutenção
Piauí Governo do Piauí investe na estrutura, efetivo e equipamentos para o Corpo de Bombeiros e corporação amplia cobertura no estado
Piauí Rafael Fonteles autoriza mais de R$ 33,7 milhões em obras no município de Cabeceiras
Piauí Defesa Civil do Piauí apresenta Plano Estadual e reforça integração entre áreas de prevenção
Piauí Defesa Civil e Segurança Pública articulam integração para agilizar atendimento à população em emergências no Piauí Mín. 21° Máx. 29°