Segunda, 25 de Novembro de 2024
32°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Piauí

Seres e Seplan realizam Plenária do OPA em Teresina

Neste sábado, equipes das Secretarias da Seplan e das Relações Sociais recebem lideranas e representantes de associações comunitárias no auditório ...

16/03/2024 às 09h01
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

As secretarias das Relações Sociais (Seres) e da Planejamento (Seplan) realizaram, na tarde desta nesta sexta-feira (15), no auditório da Secretaria Estadual da Cultura, reunião com lideranças e representantes das associações comunitárias para falar sobre o Orçamento Participativo (OPA) 2024-2025.

Segundo a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, através do OPA, a população apresenta propostas com as principais necessidades para as suas comunidades, participando diretamente na escolha de implantação de serviços e de obras a serem executadas no local.  "Um importante recurso para a participação popular no direcionamento das necessidades de cada região que proporciona uma gestão integrada e eficaz do poder público com a população", explicou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante toda a tarde, uma equipe do OPA ficou na Galeria do Clube dos Diários para prestar informações e cadastrar as Associações que estavam no local. "O cadastramento das entidades e propostas segue até 27 de março. A escolha das obras, diretamente pela população, através do voto, será de 7 a 17 de junho", lembrou a secretária.

As inscrições estão sendo realizadas através do site oficial do OPA, do aplicativo Colab e também pelo WhatsApp, além dos pontos físicos que serão disponibilizados para atendimento e esclarecimento de dúvidas. Em Teresina, há atendimento presencial na sede da secretaria do Planejamento, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16 horas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O OPA é um programa de participação popular nas tomadas de decisões do governo sobre investimento de recursos, o primeiro instrumento de inserção da população no orçamento público anual. Em 2023 contemplou Teresina e Parnaíba e este ano foi expandido para Floriano, Picos e Piripiri, municípios que têm mais de 50 mil habitantes. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias