Caridade do Piauí, município situado na região Sudeste do Estado, está em situação de alerta por conta das fortes chuvas registradas nos últimos dias.
O volume de água corrente rios e riachos aumentou significativamente na tarde desta quarta-feira, 13 de março. Segundo informações de populares, pelo menos dois pequenos açudes situados na zona rural do município já teriam rompido.
A água chegou a invadir a PI-458, que liga a cidade a Curral Novo do Piauí, a 25 km de distância. Na zona rural de Caridade, ribeirinhos precisaram deixar suas casas após o Rio das Mamonas e outros riachos transbordarem. Dez famílias desabrigadas foram encaminhadas a uma escola municipal, cujas aulas estão suspensas por tempo indeterminado.
Outras represas de maior capacidade também estão transbordando. No povoado Ingazeira, por exemplo, o volume de água que sai da repesa é tão grande que invadiu a rodovia estadual no trecho que interliga as cidades de Simões e Caridade. O tráfego de veículos e pessoas no local está interrompido.
A água também invadiu o asfalto em um local conhecido como Carnaubal, no trecho entre as cidades de Caridade e Curral Novo do Piauí. Lá, o trânsito também está interrompido.
Diante do cenário de risco da água invadir algumas áreas da cidade, a Prefeitura de Caridade do Piauí e a Secretaria Municipal de Educação disponibilizaram escolas municipais para abrigar preventivamente moradores de áreas de risco. O município também disponibilizou um caminhão para auxiliar na retirada das pessoas.
Mín. 22° Máx. 35°