Sábado, 25 de Maio de 2024
32°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Economia Piauí

Empreendedorismo feminino: mais de 47% das empresas ativas no Piauí são de mulheres

O Piauí possui 53.077 microempreendedoras individuais (MEI), registradas no Portal do Empreendedor; e 72.452 empresas constituídas apenas na Junta ...

08/03/2024 às 09h10
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O empreendedorismo feminino piauiense tem muito o que comemorar neste 8 de março - Dia Internacional da Mulher. De acordo com a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), um total de 125.529 empresas piauienses são constituídas apenas por mulheres, o que representa 47,20% do total de 265.897 empresas ativas no estado. Esta conquista das mulheres empreendedoras do Estado é ainda maior considerando que esses dados são do ano de 2023 e os números dos primeiros meses de 2024 ainda não foram atualizados pela Jucepi.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

"Hoje temos bastante mulheres empreendedoras em vários segmentos, seja na beleza, comércio, prestações de serviços, assim como na indústria, e elas estão se destacando cada vez mais em espaços que antigamente eram só masculinos", destacou a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

Segundo a gestora, o empreendedorismo feminino nasce muitas vezes por necessidade. “São mulheres que, buscando um meio de sustentar a família e complementar a renda, acabam se descobrindo empreendedoras. Nós, mulheres, temos a capacidade em lidar e exercer várias funções ao mesmo tempo. Somos mães, filhas, empresárias, funcionárias, esposas, chefes de família, e desempenhamos esses papéis com excelência”, ressaltou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A empresária Francisca Arminda Barbosa de Aguiar, 68 anos, é uma das milhares de mulheres piauienses de sucesso nos negócios. Ela foi funcionária pública e quando se aposentou montou uma loja de produtos tipicamente piauiense na Central de Artesanato Mestre Dezinho, no Centro de Teresina. "Eu era decoradora do artesanato do Piauí em feiras do setor que ocorriam em Brasília, Rio de Janeiro e em outros estados. Tomei gosto pela coisa e quando me aposentei tratei de montar meu próprio negócio e continuo vendendo o artesanato do Piauí. Adoro vender os produtos dos artesãos do meu estado", enfatiza.

Empreendedorismo feminino em números

De acordo com os dados da Jucepi, o Piauí possui 53.077 microempreendedoras individuais (MEI), registradas no Portal do Empreendedor; e 72.452 empresas constituídas apenas na Junta Comercial. 

Quando se leva em consideração as empresas ativas com, pelo menos, uma mulher como sócia, o número sobe para 82.156 empresas registradas. Estima-se que esses números sejam bem maiores, pois não estão inclusas as empresas de pessoas jurídicas do estado abertas em cartórios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias