Segunda, 25 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral São Luís-MA

São Luís-MA: Dia D de prevenção ao câncer de colo uterino acontece neste sábado (9)

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital vão funcionar das 8h às 17h, para realizar a coleta de citopatológico de colo uterino e vacinar contra o HPV.

06/03/2024 às 09h12 Atualizada em 06/03/2024 às 21h01
Por: Carlos Santos Fonte: Semus
Compartilhe:
São Luís-MA: Dia D de prevenção ao câncer de colo uterino acontece neste sábado (9)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís realiza, no próximo sábado (9),  em alusão ao Dia Internacional da Mulher e a campanha Março Lilás, o Dia D de prevenção ao câncer de colo do útero.

 

Nesse dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital vão funcionar das 8h às 17h, para realizar a coleta de citopatológico de colo uterino e vacinar contra o HPV.

 

O exame citopatológico de colo uterino será oferecido para mulheres de 25 a 64 anos, sem necessidade de agendamento prévio. Já a vacinação contra o HPV estará disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos.

 

 

Março é o mês de conscientização para a prevenção do câncer do colo do útero, que é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Segundo a Semus, a rede municipal de saúde de São Luís tem se mobilizado para orientar sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importância de realizar periodicamente o Papanicolau, exame que ajuda a detectar a infecção causada pelo vírus HPV e possíveis alterações.

 

Nas Unidades Básicas de Saúde, mulheres em idade reprodutiva podem contar com diversos serviços, como:

Pré-natal

Planejamento familiar

Prevenção de câncer ginecológico

Exames de imagem como mamografia e ultrassonografia

Inserção e retirada de DIU (dispositivo intrauterino)

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias