
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís realiza, no próximo sábado (9), em alusão ao Dia Internacional da Mulher e a campanha Março Lilás, o Dia D de prevenção ao câncer de colo do útero.
Nesse dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital vão funcionar das 8h às 17h, para realizar a coleta de citopatológico de colo uterino e vacinar contra o HPV.
O exame citopatológico de colo uterino será oferecido para mulheres de 25 a 64 anos, sem necessidade de agendamento prévio. Já a vacinação contra o HPV estará disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos.
Março é o mês de conscientização para a prevenção do câncer do colo do útero, que é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Segundo a Semus, a rede municipal de saúde de São Luís tem se mobilizado para orientar sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importância de realizar periodicamente o Papanicolau, exame que ajuda a detectar a infecção causada pelo vírus HPV e possíveis alterações.
Nas Unidades Básicas de Saúde, mulheres em idade reprodutiva podem contar com diversos serviços, como:
Pré-natal
Planejamento familiar
Prevenção de câncer ginecológico
Exames de imagem como mamografia e ultrassonografia
Inserção e retirada de DIU (dispositivo intrauterino)
Legislativo - MS Eleições 2026: MS tem 2 milhões de eleitores aptos a votar no domingo
Geral Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de outubro de 2026
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões nesta quinta-feira
Marabá - PA SSAM: Limpeza de grotas e bueiros é reforçada por toda a cidade
São Paulo Automedicação pode piorar síndromes gripais; idosos estão mais vulneráveis, alerta médica de SP
São Paulo Exposição sobre Marília Mendonça, Mostra de Artes Cênicas e espetáculo circense: veja destaques culturais em SP
Legislativo - MS Deputados votam isenção de taxas judiciárias a mulheres vítimas de violência
São Paulo Do circo à orquestra: veja dicas de espaços culturais de SP no mês das crianças
Legislativo - MT ALMT não terá expediente nesta sexta-feira (2) e retomará o atendimento na segunda-feira (5), às 13h Mín. 26° Máx. 40°