
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) realizou, por meio do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais (Previna), na última segunda-feira (4), no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia, oficina sobre combate a incêndios florestais. A atividade teve como finalidade capacitar gestores de Unidades de Conservação (UCs) estaduais, educadores ambientais e colaboradores das Coordenadorias de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) e a de Biodiversidade (Cobio) da Sema.

A capacitação foi ministrada pela gestora ambiental e brigadista florestal Camila Maria Souza dos Santos, gestora das UCs estaduais Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Curu e da APA das Dunas de Paracuru. “No período da manhã foi teoria e, à tarde, aula prática”, explicou. A coordenadora do Previna, Carollyne Matos, e os brigadistas Josimar Bezerra de Morais, Antônio Cícero da Silva Santos, Mauro Mariano do Nascimento e Francisco Alexandre de Souza Faustino, auxiliaram a ministrante durante as atividades práticas. “A atividade foi realizada no contexto da Festa Anual das Árvores, promovida pela SEMA e que traz como tema central, em 2024, a “Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”, informou a coordenadora do Previna.

Desde 2004, a Sema coordena o Previna. O programa tem o objetivo “de subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, contribuindo efetivamente para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual”. Conta, também, com a colaboração de parceiros a exemplo do Corpo de Bombeiros do Ceará, Ibama, Defesa Civil e BPMA.
Governo Brandão prestigia sessão solene de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA)
Piauí Parceria entre Governo do Piauí e grupo hoteleiro impulsiona novos empreendimentos no estado
Agiotagem Agiota invade residência e subtrai televisão após dívida com jogos de azar online
Geral Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 100 milhões neste sábado
Denúncia Moradores de José de Freitas denunciam descaso da Equatorial e temem prejuízos com falta de manutenção
Piauí Governo do Piauí investe na estrutura, efetivo e equipamentos para o Corpo de Bombeiros e corporação amplia cobertura no estado
Piauí Rafael Fonteles autoriza mais de R$ 33,7 milhões em obras no município de Cabeceiras
Piauí Defesa Civil do Piauí apresenta Plano Estadual e reforça integração entre áreas de prevenção
Piauí Defesa Civil e Segurança Pública articulam integração para agilizar atendimento à população em emergências no Piauí Mín. 21° Máx. 29°