Segunda, 22 de Abril de 2024
23°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

Governo avança com a campanha de combate ao câncer de pênis e realiza segunda etapa das cirurgias de postectomia

O procedimento cirúrgico tem duração de cerca de 30 minutos com a remoção do prepúcio, comumente indicada para casos de fimose, também chamada de c...

03/03/2024 às 21h36
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- SES avança no combate ao câncer de pênis e realiza segunda etapa das cirurgias de postectomia (Foto: Thiago Nascimento)
- SES avança no combate ao câncer de pênis e realiza segunda etapa das cirurgias de postectomia (Foto: Thiago Nascimento)

O Governo do Estado realizou, sábado (2), mais 23 cirurgias de postectomia nesta etapa, no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. A ação é executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e faz parte da campanha estadual de combate ao câncer de pênis. Nas duas primeiras etapas da ação, a gestão estadual atendeu no total de 70 pacientes.

“Nossas equipes estão desenvolvendo ações de cuidado integral à saúde do homem e prevenção do câncer de pênis, para que assim possamos reforçar as medidas de promoção e melhoria da qualidade da saúde da população masculina”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

José Eduardo Rocha da Silva, de 24 anos, foi um dos pacientes atendidos na unidade da rede estadual de saúde. “Eu já tinha essa preocupação faz tempo de poder fazer essa cirurgia. Minha expectativa é que seja tudo bem rápido, os médicos falaram que o pós operatório é tranquilo e já temos alta no mesmo dia”, falou.

Assim foi com o pescador José Rodrigues de Araújo Neto, de 63 anos. “Eu já tinha problema no testículo e estava precisando fazer essa cirurgia também. Aí fui encaminhado pra cá, fiz os exames e hoje estou aqui, graças a deus vai dar tudo certo”, disse.

Com os pacientes atendidos nesta etapa, amplia-se o acesso e reduz-se a demanda da rede estadual de saúde. Os pacientes passaram por triagem e atendimentos ambulatoriais. O procedimento cirúrgico tem duração de cerca de 30 minutos com a remoção do prepúcio, comumente indicada para casos de fimose, também chamada de circuncisão. A intervenção contribui para prevenir o aparecimento do câncer de pênis, já que um dos fatores de risco é o estreitamento do prepúcio causado pela fimose.

O Hospital Dr. Carlos Macieira é o primeiro do Nordeste a receber a certificação de Acreditação Nível I, assinada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como hospital de alta complexidade. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é gerenciada pelo Instituto Acqua.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias