Como forma de celebração ao Dia dos Aposentados e da Previdência Social, aconteceu, na manhã de hoje (24), na sede da Fundação Piauí Previdência,uma confraternização com café da manhã e entrega do ato de aposentadoria a beneficiários.
O presidente da Piauíprev, Flávio Chaib, destacou a importância do trabalho dos aposentados no Piauí. “Em reconhecimento, a Fundação Piauí Previdência parabeniza a todos os aposentados pelo seu dia. Vocês fazem parte de quem somos. Respeito e gratidão àqueles que enfrentaram batalhas em suas profissões e ocupações por anos. Nosso muito obrigado”, enalteceu o gestor. Ele também ressaltou a importância da Previdência Social como maior sistema de proteção ao servidor, principalmente, em relação à aposentadoria e pensão por morte.
A professora Maria Aparecida Sobreira, que recebeu a aposentadoria durante o evento, agradeceu o dia de valorização aos beneficiários. “Exerço a profissão desde 1986 e hoje estou me aposentando. Sinto que cumpri a missão e realizei tudo aquilo que queria ter feito profissionalmente. Obrigada por este momento que a Piauíprev nos proporcionou”, ressaltou a educadora, agora, aposentada.
O evento contou com a presença da diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Sead, Itamara Matos; do superintendente de Gestão da Secretaria de Fazenda, Cristóvão Colombo dos Santos; diretora de Gestão de Pessoas da Seduc, Carla Almeida; e diretora do Centro Integrado de Atenção ao Servidor do Piauí – Siaspi, Aline Melo.
Previdência no Piauí
Em 24 de janeiro, é celebrado o centenário da edição da primeira norma brasileira sobre a previdência social, a Lei Eloy Chaves, de 24 de janeiro de 1923. A data, que se tornou o marco histórico da previdência social no Brasil, desde de 1981 também festeja o Dia Nacional do Aposentado. No Piauí, segundo o diretor de Governança Rubem Ribeiro Magalhães, o marco inicial da previdência dos servidores públicos teve início com a criação da Caixa Beneficente, instituída pela Lei 1.079 de 18 de julho de 1923, com a finalidade de amparar a família dos servidores públicos por ocasião da morte do titular, concedendo o benefício pecúlio.
“A evolução desta assistência previdenciária se deu com a transformação da Caixa Beneficente em Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí – Iapep, fato ocorrido em 31 de janeiro de 1966, por força da Lei 2.742. A partir da criação do Iapep, os servidores públicos e seus dependentes passaram a ter diversos outros benefícios previdenciários, como pensão por morte, amparo invalidez, amparo à velhice, auxílio funeral, além da assistência à saúde”, destacou.
Rubem Magalhães acrescentou que, com o advento da Lei 9.717/88 e da E.C nº 20/88, foi imposto o desmembramento da contribuição previdenciária em conjunto com a assistência à saúde, vindo com isso ocasionar a divisão do Iapep em Iaspi, que ficou com assistência à saúde e a superintendência do Fundo de Previdência, hoje, Piauíprev.
FUNDAÇÃO- Em 12 de dezembro de 2016, foi criada a Fundação Piauí Previdência como gestora única do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Piauí, a quem compete a concessão dos benefícios de aposentadoria e pensão dos servidores públicos do Estado.
Mín. 22° Máx. 39°