
O exame concede aos profissionais a titulação de especialista e garante a continuidade do programa
A Residência de Oftalmologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), conquistou o primeiro lugar geral no Brasil na edição de 2023 da prova do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O exame, aplicado anualmente, concede aos profissionais a titulação de especialista e garante a continuidade do programa.
“Esta foi a primeira vez que alcançamos o primeiro lugar na prova como instituição, além de termos também o primeiro lugar isolado por profissional, com uma de nossas residentes”, comemora o oftalmologista e preceptor da especialização no HGF Dácio Costa.

Seleção para Residência em Oftalmologista do HGF é realizada pela ESP/CE
Para o médico, o resultado positivo se deve a diversos fatores que estruturam o programa de residência da unidade, desde o processo de seleção – realizado pela Escola de Saúde Pública Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) –, até o conteúdo programático, com aulas teóricas e práticas, e um cronograma de provas que testam os conhecimentos dos profissionais durante todo o ano.
Costa também ressalta a qualificação dos preceptores, que estão sempre acompanhando os residentes, e o grau de complexidade dos atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos no hospital. “Como não há um só ambulatório geral de Oftalmologia no HGF, o residente está sempre inserido em uma subespecialidade altamente específica, o que é uma grande oportunidade de conhecer os aspectos mais complexos [das patologias]”, afirma.
Primeiro lugar geral na prova na edição de 2023, a oftalmologista Marcela Aguiar aponta o período de residência no HGF como fundamental para o resultado no exame. “[A Residência em Oftalmologia] é um ambiente de muito aprendizado, com preceptores capacitados e sempre dispostos a nos ensinar; além de termos aulas todos os dias, com provas e discussões de artigos”, avalia.
Para Marcela, a tecnologia também é um destaque no ensino. Em 2020, o serviço de Oftalmologia do HGF recebeunovos equipamentos no ambulatório e no Centro Cirúrgico, incluindo dois microscópios de tecnologia alemã capazes de realizar cirurgias em 3D. “São aparelhos que nos auxiliam muito no diagnóstico, no tratamento e no acompanhamento dos pacientes”, enfatiza.
Saúde INCA alerta para os riscos de cigarros com sabor e aroma entre jovens Saúde Dois Reis da Babilônia, um Funcionário da Alfândega do Egito e um Tesouro Escondido da Córsega Lideram o Leilão de Antiguidades e Arte Antiga da TimeLine de 2 de junho O Primeiro Dia é o leilão principal que conta com um catálogo impresso exclusivo; as sessões de 3 a 8 de junho são somente online; Moedas, Pesos, F...
Saúde Uso excessivo de telas prejudica criatividade nas brincadeiras
Saúde Diagnóstico precoce pode estabilizar progressão da esclerose múltipla
Vacinação Aeroporto de Fortaleza terá ponto de vacinação contra o sarampo com foco na Copa do Mundo 2026
Saúde Técnica ATTA permite tratar varizes sem internação
Saúde Fatores fisiológicos influenciam ganho e perda de peso
Medicina humanizada Mutirão da saúde em Fortaleza mobiliza hospitais universitários para agilizar exames e cirurgias pelo SUS
Ceará Hospital de Messejana realiza oficinas de alimentação voltada para a saúde do coração de pacientes da Reabilitação Cardíaca Mín. 23° Máx. 35°