
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 1.415 ocorrências com árvores em situação de perigo em todo o estado do Ceará, no ano de 2023. Esse dado corresponde ao período de janeiro a dezembro de 2023, o que aponta uma redução de 7,87% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram atendidas 1.536 ocorrências.
As ocorrências de árvores em situação de perigo envolvem árvores no chão, em telhados e caídas em veículos ou vias públicas. Apesar do corte ser responsabilidade dos municípios, a corporação do CBMCE pode ser acionada para os casos de risco iminente ou queda. A solicitação de inspeção pode ser feita pelo número 193, o número de emergência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Dentre algumas das ações realizadas pelo CBMCE,no dia 1° de abril de 2023, uma árvore da espécie Mutamba tombou em via pública, obstruindo o tráfego em uma via pública do bairro Aldeota (AIS 1). O CBMCE foi acionado, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), onde houve o corte da árvore, liberando a via pública. Além da via interditada, o ocorrido não deixou feridos e nem danos materiais.
Já no município de Maracanaú (AIS 12),o Corpo de Bombeiros cortou um coqueiro que se encontrava com uma falha, apresentando risco de queda.O corte preventivo ocorreu no dia 4 de junho do ano passado.
Outra ação foi registrada no dia 17 de setembro de 2023, quando uma composição do CBMCE foi acionadapara atender uma ocorrência de queda de uma árvore sobre dois veículos em via pública, no bairro Papicu (AIS 10).Na ocasião, não houve vítimas, apenas danos materiais. A guarnição por meio de motosserras realizou o corte da árvore caída em pedaços pequenos para facilitar a remoção dos restos pelo serviço de limpeza pública.
Segurança Pública CBMPR inaugura 14º Batalhão em Toledo e amplia estrutura de atendimento na região
Piauí Patrulha Maria da Penha acompanha mulheres com medidas protetivas no Piauí; saiba como buscar ajuda
Ceará PCCE deflagra décima primeira fase da operação Impacto e cumpre seis mandados de prisão contra integrantes de um grupo criminoso
Ceará CBMCE e Ciopaer/SSPDS atuam de forma conjunta e ininterrupta no combate a incêndios em Pacujá e Cratéus
Ceará Três pessoas são presas pela PCCE suspeitas de exploração de jogos de azar e lavagem de dinheiro em Penaforte
Segurança Pública PCPR cumpre 57 mandados contra organização que um dos líderes dava ordens da Inglaterra
Piauí SSP-PI deflagra operação interestadual contra organização criminosa que movimentou mais de R$ 7 milhões
Piauí Programa Meu Celular de Volta recupera mais de 17 mil aparelhos em três anos no Piauí
Segurança Pública PCPR cumpre 32 mandados no Ceará contra grupo investigado pelo golpe do falso advogado e fraude milionária Mín. 25° Máx. 43°