Segunda, 23 de Setembro de 2024
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Saúde Ceará

Unidade de Terapia Intensiva do HSJ completa oito meses sem infecção do trato urinário

Equipe multidisciplinar da UTI do São José recebe menção honrosa de reconhecimento A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José (HSJ),...

04/04/2023 às 21h35
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Equipe multidisciplinar da UTI do São José recebe menção honrosa de reconhecimento

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José (HSJ), vinculado à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), completou, no último mês de março, oito meses sem infecção do trato urinário (ITU) associada à sonda vesical de demora (SVD). Esse procedimento consiste na introdução de uma sonda na uretra até a bexiga e tem a função de expelir a urina quando a pessoa não consegue eliminá-la de forma espontânea.

O êxito foi destacado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HSJ, que conferiu menção honrosa de reconhecimento à equipe multidisciplinar da UTI pelo desempenho no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras).

Segundo a infectologista e coordenadora da CCIH, Evelyne Girão, a ITU é responsável por cerca de 33% a 45% das Iras em pacientes adultos hospitalizados e está associada, na maioria dos casos, ao uso de sonda vesical de demora.

“Trata-se de uma infecção prevenível por meio da implantação de uma série de medidas, resumidas em um pacote chamado Bundle de Prevenção de ITU. Dentre essas medidas, destacam-se: inserção do cateter com técnica asséptica; higienização do meato uretral (abertura da uretra) antes da inserção; manutenção do sistema fechado; lavagem das mãos antes e após o procedimento e manutenção da bolsa coletora abaixo da bexiga”, detalhou Girão.

A equipe multidisciplinar da UTI do Hospital São José, em parceria com a Direção e a CCIH, vem desenvolvendo uma série de ações para implantação desse pacote. “Isso tem impactado na redução significativa das taxas de infecção da UTI, a qual se encontra há oito meses sem nenhuma ITU associada a SVD notificada”, ressaltou a coordenadora do Comissão.

Abril pela Segurança do Paciente

No dia 1º de abril é celebrado o Dia Nacional da Segurança do Paciente. A data faz alusão ao lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), implantado em 1º de abril de 2013. Em 2023, quando o PNSP completa dez anos, o Ministério da Saúde lança a campanha Abril pela Segurança do Paciente, dedicada às ações nacionais na área.

A iniciativa objetiva estimular o compartilhamento de experiências exitosas relacionadas à segurança do paciente entre trabalhadores e serviços de Saúde e instituições de ensino como universidades e escolas.Saiba como participar acessando o portal do Ministério da Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias