O reflorestamento em áreas afetadas do Estado do Piauí é uma das ações prioritárias do Governo Rafael Fonteles que, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), tem trabalho em atenção a mais um compromisso previsto no programa ECO Piauí: a distribuição de mudas nativas e frutíferas, de acordo com o que prevê o programa PRO Verde. E como resultado desse trabalho, a pasta encerra 2023 com o marco notável de 451.650 mil mudas distribuídas em todo o Estado.
A ação está prevista no eixo Bio Piauí, do programa de compromissos sob coordenação da Secretaria e conta com o apoio de Secretarias parceiras: Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). O foco do eixo é preservar a biodiversidade, com atenção à fauna e à flora. Por seus resultados notáveis, o programa PRO Verde foi apresentado pelo governador Rafael Fonteles e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 28).
“O PRO Verde busca atender aos compromissos do Acordo de Paris e redução do aquecimento global. As mudas irão reflorestar áreas afetadas com o desmatamento ilegal e queimadas, além contemplar áreas já preservadas. O objetivo é o plantio de 4 milhões de espécies nativas e frutíferas até o final de 2026”, frisou Daniel Oliveira.
O PRO Verde tem o propósito de recuperar áreas atingidas por desmatamento ilegal, incêndios florestais, unidade de conservação e apoio aos assentamentos rurais e pequenos agricultores. Além disso, a pasta promove o engajamento da população no trabalho, tendo como parte do público-alvo a distribuição de mudas.
A ação integra o Programa de Desenvolvimento Econômico e Social do Piauí (PRO Piauí), composto por cinco subprogramas: o de Educação Ambiental; Assistência Técnica; Produção, distribuição e plantio de mudas e sementes; Capacitação de Beneficiários Especiais; e Ampliação de Áreas Institucionalmente Protegidas.
O Superintendente da Semarh, João Victor Oliveira, destaca os resultados positivos do programa PRO Verde no Estado. “A Semarh tem realizado a distribuição de mudas em diversos municípios do Piauí, abrangendo todas as regiões, sempre promovendo a conscientização acerca da importância do plantio das mudas nativas e frutíferas”, disse. “Dessa forma temos contribuído com a preservação do meio ambiente, focando principalmente nas recuperações de áreas atingidas por incêndios florestais, desmatamento ilegal, recuperação de unidade de recuperação e nascente de rios, além de apoiar os pequenos agricultores de cada região”, ressalta.
O Governo do Piauí, por meio da Semarh, possibilita que as emissões de gases de efeito estufa, provenientes de suas atividades, sejam quantificadas, por meio do inventário de emissões. A partir disso, são planejadas proposições de ações de compensação ambiental, nas mesmas proporções, por meio dos instrumentos e mecanismos necessários. A distribuição de mudas nativas e frutíferas para plantio consiste numa medida eficaz nesse sentido.
Mín. 21° Máx. 40°