
As delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) terão funcionamento 24 horas por dia, inclusive em feriados e finais de semana. A determinação está na Lei nº 14.541, publicada nesta terça-feira (4), no Diário Oficial da União .
As delegacias deverão prestar atendimento em salas reservadas e, preferencialmente, por policiais mulheres.
O texto define ainda que os policiais encarregados do atendimento deverão receber treinamento adequado para permitir o acolhimento das vítimas de maneira eficaz e humanitária.
Também ficou estabelecido que as delegacias especializadas disponibilizarão número de telefone ou outro mensageiro eletrônico destinado ao acionamento imediato da polícia em casos de violência contra a mulher.
Nos municípios onde não houver Deam, a delegacia existente deverá priorizar o atendimento da mulher vítima de violência por agente feminina especializada.
Os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) destinados aos estados poderão ser utilizados para a criação de Deam.
O texto também estabelece que os órgãos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e os juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher ou varas criminais competentes prestarão assistência psicológica e jurídica à mulher vítima de violência. Essa ação será por meio de convênio com a Defensoria Pública.
O Diário Oficial da União de hoje também trouxe outras medidas de proteção às mulheres: aquelas que estiverem em situação de violência doméstica terão prioridade no atendimento pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine); lei instituiu programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual na administração pública.
Sergipe Governo de Sergipe inaugura terceira edição da Vila da Criança na sexta-feira com atrações gratuitas para toda a família
Cuiabá - MT Cuiabá reforça limpeza noturna trabalhadores em ruas, avenidas e praças
São Paulo Bom Prato tem cardápio especial em homenagem ao Dia das Crianças
Saúde Piauí atinge metas de cobertura vacinal entre crianças e orienta famílias para manter imunização em dia
Exploração Maranhão tem seis novos casos na 'lista suja' do trabalho escravo
Legislativo - MT Sete projetos de Botelho são aprovados em sessão da ALMT
São Paulo Operação Chave Mestra da Polícia de SP prende sete suspeitos de integrar quadrilha especializada em furtos a residências
Legislativo - MS ALEMS vota “Cartório 60+” para prevenir abusos contra idosos e campanhas de proteção no Estado
São Paulo Fazenda de SP abre processo seletivo para vagas de estágio Mín. 25° Máx. 41°