O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) divulgou o balanço anual de fiscalizações e verificações, nesta terça-feira (19). As fiscalizações do órgão são divididas em três setores: Metrologia, Qualidade e Pré-medidos.
O setor da Metrologia verifica balanças de precisão, bombas medidoras de combustíveis e demais itens de não conformidade em postos, tacógrafos, taxímetros, caminhão tanque, entre outros. Ao todo, o setor realizou quase 49 mil verificações e foram reprovados cerca de 4 mil itens em situação irregular.
A Qualidade fiscaliza 562 tipos de produtos. Entre eles estão fios e cabos elétricos, panelas e derivados utilizados em fogões, além de brinquedos e produtos infantis. No total, 1.362 empresas foram fiscalizadas e 391 autuadas por falta de selo ou selo falso do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), resistência elétrica maior que a devida, risco de incêndio e demais situações consideradas irregulares para venda.
Outro setor que o Imepi verifica é o peso de produtos alimentícios embalados na ausência do consumidor e utensílios de uso doméstico, além de gás de cozinha. Ao todo, o setor de Pré-medidos realizou quase 10.000 mil verificações de produtos examinados em supermercados, fábricas, depósitos e comércios. Também foram feitas 266 perícias no laboratório do órgão e 89 depósitos de gás de cozinha foram fiscalizados.
Os produtos alimentícios com maior índice de irregularidade foram feijão, arroz, açúcar, flocão de milho, achocolatados, biscoitos, molho de tomate, maionese, macarrão, salgadinhos, bolos, panetones, frutas cristalizadas e geleias. Além disso, guardanapos de papel, canudos de plástico, sacos de papel, cotonetes, panos, sacolas, sacos de lixo e algodão também foram recolhidos nos produtos não alimentícios.
De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, o órgão visitou todas as regiões do Piauí em 2023 e pretende alavancar os índices de fiscalização em 2024.
“Nossos fiscais foram de Norte a Sul do Piauí para combater possíveis irregularidades e garantir ao consumidor que produtos em situação irregular não sejam comercializados. Nossa ouvidoria realizou mais de 580 atendimentos e também começamos uma reforma na sede do Imepi e na base de aferição que fica no terminal de petróleo para melhorar os serviços prestados à população e oferecer mais conforto aos nossos colaboradores. Esse é o nosso primeiro ano de gestão e certamente vamos conseguir alcançar grandes objetivos em 2024”, finaliza a gestora.
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