Após uma sequência de diálogos bem sucedidos, nesta terça-feira (12), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) e a Latam Brasil alinharam o aumento da oferta de voos para os aeroportos Marechal Hugo da Cunha Machado (São Luís) e Prefeito Renato Moreira (Imperatriz). A depender do trecho, as novas operações anunciadas se estendem até o fim de 2024 ou enquanto durar a alta temporada.
A ampliação da malha aérea está beneficiando Imperatriz. Para a segunda maior cidade maranhense, no trecho São Paulo (Guarulhos)/Imperatriz, o fluxo semanal dobrou de 7 para 14 voos às sextas-feiras, sábados e domingos. O aumento que começou em novembro continua no próximo ano.
Para o período de férias escolares, este mês, vão ser oferecidos 12 voos semanais entre São Luís e Fortaleza (CE). Em janeiro, o número sobe para 14 voos. Isto representa o dobro do que foi ofertado em outubro deste ano. Em fevereiro serão 12 e em março 10 vôos. O propósito é atender à demanda extra entre as duas capitais nordestinas.
As cidades de São Paulo e São Luís são outras que estarão mais conectadas. A partir de janeiro de 2024, o número de voos no trecho Guarulhos-São Luís vai subir de 21 para 24 por semana, com frequência também de sexta a domingo. A saída de Guarulhos será às 13h, com chegada prevista para as 16h25. No Aeroporto Marechal Hugo da Cunha, o horário previsto de saída é às 17hs com chegada à capital paulista às 20h40.
Entre São Luís e Brasília (DF), serão 8 voos por semana, nos meses de janeiro e fevereiro do ano que vem. Acréscimo de 4 voos por mês.
Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a ampliação da malha aérea é uma grande conquista e se soma aos outros investimentos feitos pelo Governo do Maranhão.
“Sabemos que a falta de conectividade é um gargalo para o turismo em todo o país, por isso, não medimos esforços nas tratativas com as companhias aéreas para aumentar a fluxo de voos, principalmente, diretos entre o nosso estado e outras capitais. A cada dia, a procura por São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas como destinos turísticos está crescendo e é necessário atender à demanda de turistas nos nossos aeroportos. Foi um grande avanço”, celebrou Socorro Araújo.
“A Latam tem o compromisso de democratizar o transporte aéreo no Brasil e o Maranhão faz parte deste projeto por seu enorme potencial turístico. Continuaremos a observar de perto o desempenho destes voos para uma operação sustentável e positiva para todos”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.
Mín. 23° Máx. 39°