Com o objetivo de promover a compreensão da literatura indígena brasileira como forma de afirmação cultural e identitária, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado na zona Sul de Teresina, realizou, nessa terça-feira (25), a abertura do projeto LiterArte, com o tema: “Literatura de autoria indígena brasileira: resistência ao apagamento étnico”.
Desenvolvido pela escola desde 2009, o LiterArte é um projeto de aplicação na área de Linguagens, com o intuito de estimular e incentivar a leitura e a escrita literária, bem como fomentar outras competências artísticas dos alunos no ensino Médio.
Durante a abertura do projeto foi realizada uma palestra ministrada pelo professor historiador do Instituto Federal do Piauí (IFPI), João Paulo Peixoto, pesquisador da temática da cultura indígena no Piauí. “Este é um projeto carro-chefe da escola, onde são realizadas atividades durante o ano todo, contribuindo muito para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos, como também para o repertório cultural deles. O professor João Paulo foi convidado por já ter aprofundado os estudos dele nessa área da cultura indígena. Por meio de uma excelente aula, ele realizou um diálogo com os meninos, que puderam verdadeiramente interagir e conhecer um pouco mais da cultura indígena”, destacou a gestora da escola, Djanira Alencar.
Despertado pela redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, a escolha do tema norteador para o projeto este ano permite ampliar o conhecimento dos estudantes sobre os povos originários, seus costumes, tradições, além das questões de identidade e políticas.
Para a professora de Língua Portuguesa do centro educacional, Iúna Paiva, a literatura é instrumento potencial para formar culturalmente o indivíduo, revelando-se essencial no processo educativo, instaurando não só o hábito da leitura, como também fornecendo instrumentos necessários para a proficiência do mundo enquanto linguagem. “Este projeto se justifica por duas maneiras: inicialmente, porque, por meio do incentivo à leitura, ele promove o letramento literário no ambiente escolar; depois, por abordar temática da atualidade, o que oportuniza a reflexão crítica e subsidia os estudantes em processos diversos, estabelecendo relação entre as mais diversas áreas do conhecimento, como a exigida nas temáticas abordadas pela prova de redação do Enem”, explica.
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