Segunda, 04 de Março de 2024
27°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Segurança Segurança

Forças de Segurança do Ceará registram aumento de 35,1% nas capturas em flagrante de suspeitos de violência contra a mulher

Campanha “21 Dias de Ativismo” promove ações de luta pela equidade de gênero e proteção à mulher O trabalho realizado pelas Forças de Segurança do ...

30/11/2023 às 20h41
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Campanha “21 Dias de Ativismo” promove ações de luta pela equidade de gênero e proteção à mulher

O trabalho realizado pelas Forças de Segurança do Ceará resultou no aumento de 35,1% nas prisões e apreensões em flagrante de suspeitos de violência contra a mulher no Estado. O incremento nas prisões foi registrado no período de janeiro a outubro de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Como resultado das ações de combate à violência contra a mulher, 5.262 indivíduos foram capturados por descumprimento à Lei Maria da Penha, entre janeiro de 2022 e outubro de 2023. Só entre janeiro e outubro deste ano, 2.787 suspeitos foram presos ou apreendidos, um aumento de 35,1% nas capturas em relação ao período equivalente de 2022, 2.063 indivíduos já haviam sido capturados.

21 Dias de Ativismo

No último dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e outras pastas, deu início à campanha “21 Dias de Ativismo”. Durante três semanas, a programação inclui a divulgação de ferramentas e a inauguração de equipamentos que buscam a promoção da igualdade de gênero e proteção de mulheres no Ceará.

Ceará por Elas

Dentro da campanha dos 21 Dias de Ativismo, foi lançado, em 21 de novembro, o programa Ceará por Elas, que estabelece uma série de políticas públicas destinadas às mulheres por meio de seus três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora. Dentro do eixo Mulher Segura, o programa visa a implementação de equipamentos municipais nos moldes das casas da Mulher Cearense e Brasileira.

Na solenidade, a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, destacou a importância da união como caminho para superar as dificuldades vivenciadas pelas mulheres. “Sem homens e mulheres envolvidos não vamos conseguir superar os desafios, que devem permear nossas organizações públicas, empresas privadas e a sociedade como um todo”, declarou Jade.

Na ocasião, o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, ressaltou a integração promovida pelo programa no combate à violência de gênero, por meio do eixo Mulher Segura. “O programa torna mais eficiente o combate à violência contra a mulher em todo o Estado do Ceará. A parceria com a SSPDS e o governo do Estado fortalece essa iniciativa. Com certeza, avançaremos muito nesse tema tão discutido no Ceará”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias