Segunda, 04 de Março de 2024
27°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Piauí

Voluntários da ADH se unem em ação para doação de sangue

Parceria com o Hemopi atraiu, aproximadamente, 20 servidores nessa corrente solidária para contribuir com a reposição do estoque do hemocentro

30/11/2023 às 16h07
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Voluntários da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI) se uniram, nesta quinta-feira (30), em uma ação solidária no Hemocentro do Piauí (Hemopi). Com o intuito de ajudar a suprir a demanda por bolsas de sangue, cerca de 20 servidores voluntários se engajaram em uma campanha de sensibilização e doação.

A ADH, órgão do estado responsável pela execução de políticas habitacionais, mobilizou seus colaboradores para participar dessa nobre causa. A iniciativa visa conscientizar sobre a importância da doação de sangue e incentivar a comunidade a se engajar nesse gesto que pode salvar vidas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Sérgio Aguiar

“Parcerias como essa com a ADH são muito importantes para reforçar o estoque e incentivar as pessoas a doarem de forma consciente e constante. Os grupos reforçam essa corrente solidária e ajudam a manter o estoque abastecido”, disse Rafael Alencar, diretor do Hemopi.

A parceria com o Hemopi foi fundamental para garantir que as doações fossem realizadas de maneira segura e eficiente, seguindo todos os protocolos de saúde e higiene. A equipe do Hemocentro elogiou o comprometimento dos voluntários da ADH e destacou a importância dessas ações para suprir a constante necessidade de sangue nos hospitais da região.

Entre os voluntários, muitos compartilharam suas motivações para participar da ação. “Já fazia muito tempo que eu queria fazer essa doação, mas sempre acabava deixando para depois. Com essa iniciativa da ADH, tive a oportunidade de ver a importância que é doar sangue. Espero que essa ação possa influenciar outras pessoas e outras empresas a participarem dessa corrente do bem também”, diz a assistente de Diretoria, Amanda Augusta.

A mobilização realizada integra as atividades em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. A ADH, cumprindo seu papel social enquanto agente responsável em garantir cidadania por meio de programas habitacionais, também quer contribuir para ampliar o alcance de ações como essa e conscientizar ainda mais as pessoas sobre a importância vital da doação de sangue.

A doação de sangue é um ato voluntário e nobre que pode salvar milhares de vidas, uma vez que uma doação pode salvar até quatro pessoas. O sangue é insubstituível e fundamental em cirurgias e outros procedimentos para salvar a vida humana. Por isso, centros de hematologia, como o Hemopi, precisam manter o estoque de sangue abastecido.

Antes do sangue ser disponibilizado para um receptor, é realizada uma triagem do doador, que é feita em três etapas que incluem registro, entrevista e também a realização de exames específicos para testar se o sangue está apto para ser utilizado.

Critérios para doar

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

  • Pesar no mínimo 50 kg;

  • Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.

 

 Quem não pode doar

  • Quem teve hepatite após os 11 anos de idade

  • Mulheres grávidas ou em amamentação exclusiva

  • Quem passou por cirurgia cardíaca

  • Quem teve câncer

  • Quem teve relações sexuais com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses

  • Usuários de drogas

  • Pessoas com HIV, hepatite, sífilis e doença de Chagas

     

Onde doar sangue no Piauí?

Hemocentro Regional de Picos (Hemopi)

R. Luiz Nunes, 174-270 – Bomba, Picos

Hemocentro Regional de Parnaíba (Hemopi)

R. Vera Cruz, 870 – São José, Parnaíba

Hemocentro Regional de Floriano (Hemopi)

R. João Dantas, 126-232 – Centro, Floriano

Hemocentro Regional de Teresina (Hemopi)

R. Primeiro de Maio, 235 – Centro (Sul), Teresina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias