Sábado, 21 de Setembro de 2024
27°

Tempo limpo

Teresina, PI

Saúde Saúde

Sesa promove segunda oficina voltada aos cuidados com as pessoas em situação de violência

  Coordenadora de Políticas da Gestão do Cuidado Integral à Saúde da Sesa, Luciene Alice, representou a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho A Se...

29/11/2023 às 15h06
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, nesta terça (28) e quarta (29), a segunda edição do Encontro de Cuidado à Saúde das Pessoas em Situação de Violência, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A intenção foi promover a escuta e integrar as parcerias e compromissos de representantes de instituições de defesa dos Direitos Humanos e do Sistema de Proteção em torno da Política Estadual de Atenção à Saúde dessas pessoas.

A coordenadora de Políticas da Gestão do Cuidado Integral à Saúde da Sesa, Luciene Alice, destacou em sua fala de abertura o histórico da rede de proteção em nosso Estado e a importância da união dos diversos parceiros nos cuidados a essas pessoas.

“Desde 2018, trabalhamos a rede Ponto de Luz, com unidades de Saúde que eram referência para o atendimento às vítimas de violência. Hoje, qualquer unidade tem a obrigação de atender com um cuidado diferenciado a cada tipo de público. Precisamos estar juntos no apoio a essa população, porque não podemos mais conviver com tanta violência, principalmente, envolvendo mulheres, crianças e adolescentes”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Evento ocorre no auditório da Esp-CE

O objetivo da oficina, de acordo com a gestora, é compartilhar experiências e traçar ações voltadas para essa população. “Estaremos ouvindo e trabalhando nos grupos durante a oficina, para melhorar a assistência e traçar as ações planejadas, assim como planejar as melhores formas de capacitação para os profissionais da nossa rede”, esclarece. Na ocasião, ainda foi apresentada a Política Estadual do Cuidado à Saúde da Pessoa em Situação de Violência.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde, Suzyane Barcelos, destacou a importância da capacitação

Para a diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Suzyane Barcelos, “esse dia marca não só a apresentação da política, mas o início de uma integração, para disseminarmos para todas as Regiões de Saúde processos formativos, de capacitação, para capilarizar esse tema nos municípios”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Jorge Tabajara, secretário executivo da Secretaria dos Povos Indígenas, compôs a mesa de abertura

O secretário executivo da Secretaria dos Povos Indígenas, Jorge Tabajara, ressaltou que essa parceria poderá ajudar a prevenir a letalidade da violência. “É importante que tenhamos essa capacitação nos territórios, para trabalhar de forma mais qualificada e evitar que crimes de feminicídio aconteçam, como tivemos o caso de Ana Pitaguary e Gerlene Jenipapo Kanindé. Essa aproximação com a secretaria de Saúde é super importante”, finalizou.

LEIA MAIS: Secretaria da Saúde promove diálogos sobre cuidado e proteção às pessoas em situação de violência no Ceará 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias