
A Nova Maternidade Evangelina Rosa (NMDER) promoveu, no dia 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade, um encontro festivo para alertar sobre a prematuridade e comemorar a vida de crianças que venceram a condição de saúde. O momento envolveu profissionais da saúde e familiares.
A prematuridade é a principal causa global de mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade. Mundialmente, cerca de 15 milhões de crianças nascem prematuras a cada ano. No Brasil, esse número atinge aproximadamente 340 mil nascimentos, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.
Diante desse cenário, o grupo de Tutores do Método Canguru da Maternidade Dona Evangelina Rosa deu início, ainda na segunda-feira (13), a ações em alusão à campanha Novembro Roxo, que busca conscientizar sobre o tema.

Com muito algodão-doce, pipoca e animação, as crianças, mães e pais se divertiram com dinâmicas e atividades lúdicas. “Este é o momento não para comemorar a prematuridade, mas sim as vitórias de crianças que passam pela UTI e hoje têm uma vida saudável”, considera Isabel Almeida, neonatologista e coordenadora estadual do Método Canguru.
Maria Aparecida da Silva Soares, mãe da pequena Maria Vitória, de quatro meses, sabe bem o que é isso. “Só tenho que agradecer à Dra. Isabel, mas primeiramente a Deus, por hoje estar com a minha filha. Hoje estou contando a vitória”, revela.

Outro caso é o da Katya Coeli da Costa Loiola, fisioterapeuta da UTI neonatal, mãe da Maria Júlia da Costa Oliveira, que hoje tem 15 anos. A adolescente também venceu a prematuridade. “Ela tinha apenas 28 semanas e chegou a pesar 875 gramas. Foram 50 dias de internação e a certeza que milagres existem”, conta.
Outro vencedor é Darlysson Saraiva, que nasceu com 33 semanas. A mãe, Keilane Saraiva, comemora a vitória do filho, que lutou com a equipe médica pela própria vida. “Hoje ele está lindo e feliz, só tenho a agradecer”, finaliza.

Saúde INCA alerta para os riscos de cigarros com sabor e aroma entre jovens Saúde Dois Reis da Babilônia, um Funcionário da Alfândega do Egito e um Tesouro Escondido da Córsega Lideram o Leilão de Antiguidades e Arte Antiga da TimeLine de 2 de junho O Primeiro Dia é o leilão principal que conta com um catálogo impresso exclusivo; as sessões de 3 a 8 de junho são somente online; Moedas, Pesos, F...
Saúde Uso excessivo de telas prejudica criatividade nas brincadeiras
Saúde Diagnóstico precoce pode estabilizar progressão da esclerose múltipla
Vacinação Aeroporto de Fortaleza terá ponto de vacinação contra o sarampo com foco na Copa do Mundo 2026
Saúde Técnica ATTA permite tratar varizes sem internação
Saúde Fatores fisiológicos influenciam ganho e perda de peso
Medicina humanizada Mutirão da saúde em Fortaleza mobiliza hospitais universitários para agilizar exames e cirurgias pelo SUS
Ceará Hospital de Messejana realiza oficinas de alimentação voltada para a saúde do coração de pacientes da Reabilitação Cardíaca Mín. 23° Máx. 35°