Sábado, 21 de Setembro de 2024
25°

Tempo limpo

Teresina, PI

Saúde Piauí

Piauí será um dos estados-piloto para federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde

A federalização visa integrar aspectos normativos, de governança, e de soluções tecnológicas, de forma a diminuir as desigualdades entre os territó...

17/11/2023 às 11h29
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participou, nessa quinta-feira (16), da primeira reunião remota do subcomitê da federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), promovido pelo Ministério da Saúde. Piauí, Bahia, Goiás e Pernambuco são os quatro estados-piloto da iniciativa.  

A RNDS é uma plataforma nacional de integração de dados em saúde e é um projeto estruturante do Conecte SUS, programa do Governo Federal para a transformação digital da saúde no Brasil. A federalização visa integrar aspectos normativos, de governança, e de soluções tecnológicas, de forma a diminuir as desigualdades entre os territórios.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Este projeto visa o compartilhamento de dados de saúde entre estados, permitindo que o profissional de saúde visualize informações dos pacientes em atendimento nas redes públicas por meio de um prontuário único com todo o histórico anterior”, explicou Odisley Soares Silva, diretor de Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação da Sesapi.

Durante a reunião foram apresentados os macroprocessos dos estados-piloto e a plataforma para disseminação dos dados, bem como potencialidades e expectativa em relação à federalização da RNDS, que respeitará o consentimento do paciente e observará as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias