Sexta, 29 de Novembro de 2024
30°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Maranhão

Extensionistas da Agerp auxiliam na produção e comercialização de produtos da agricultura familiar na Grande Ilha de São Luís

Dona Marlene é uma das 150 agricultoras familiares da cidade de Raposa que recebem insumos, treinamentos e assistência direta de técnicos da Agerp....

10/11/2023 às 17h36
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Agricultora recebe in loco orientação da extensionista da Agerp (Foto: Gilson Ferreira)
- Agricultora recebe in loco orientação da extensionista da Agerp (Foto: Gilson Ferreira)

A agricultora familiar Marlene Souza planta feijão, milho, macaxeira, banana, maracujá e outros alimentos em um terreno de 2 hectares na comunidade Cumbique, situada no município de Raposa, localizado na Região Metropolitana de São Luís. A produtora atualmente consegue obter lucro semanal de aproximadamente R$ 900,00 com a venda dos seus produtos, mas nem sempre foi assim. “Antes eu não conseguia fazer isso”, conta. As vendas de dona Marlene cresceram desde que ele começou a receber assistência técnica especializada de extensionistas da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA).

Dona Marlene é uma das 150 agricultoras familiares da cidade de Raposa que recebem insumos, treinamentos e assistência direta de técnicos da Agerp. O objetivo da agência é garantir que eles produzam com mais rapidez e qualidade.

“A Agerp presta assistência técnica diretamente, fazendo a interligação dos técnicos com os agricultores, falando como melhorar a produção, a questão da adubação, o plantio correto, técnicas para aumentar a produtividade”, explica a extensionista da Agerp, Joice Sousa.

Produção qualificada e aumento nas vendas

De acordo com Joice Sousa, atualmente a agência presta assistência técnica para cerca de 3.000 agricultores de toda a Grande Ilha de São Luís (que inclui os municípios de Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, bem como a capital).

Além de acompanhar os processos produtivos, a Agerp - autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) - auxilia na comercialização de frutas, verduras e hortaliças, a exemplo da inserção dos agricultores em programas (federais e/ou estaduais) de compras públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf).

Feiras estaduais

A Agerp garante ainda a presença de agricultores familiares nas feiras montadas dentro de secretarias estaduais e outros órgãos do Governo do Maranhão. Com a assistência técnica e a comercialização, os agricultores familiares estão conseguindo aumentar a renda familiar e investir em suas produções.

“Consegui levar a minha produção para vender e está sendo uma renda muito boa mesmo. Antes a gente não tinha as feiras. Graças a Deus hoje eu faço R$ 900,00 por semana e isso é um motivo de felicidade, porque antes eu não conseguia fazer isso. Agora eu tô conseguindo irrigação, o adubo ideal e outras coisas que a gente tá conseguindo graças a Deus e a ajuda da Agerp”, comemora a agricultora Marlene Souza.

Segundo Joice Sousa, a venda dos produtores da agricultura familiar, livre de agrotóxicos, caiu no gosto dos servidores estaduais e no público em geral que acompanha as feiras da Agerp.

“Levamos agricultores para as feiras, dentro dos órgãos públicos, para que os produtores possam vender diretamente ao consumidor. Todo mundo gosta e aprova porque são produtos fresquinhos, de qualidade, sem agrotóxicos, produtos mais naturais”, complementa a técnica da Agerp.

Nas plantações, os extensionistas da Agerp fazem uso de tablets para acompanhar todas as informações dos agricultores, facilitando o atendimento de cada um. Pequenos produtores, agricultores, extrativistas e pescadores artesanais, estão entre os públicos atingidos pela ação da agência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias