Os estudantes que farão a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 no domingo (12) terão direito a passagem gratuita nos ônibus das linhas semiurbanas das regiões metropolitanas da Grande Ilha de São Luís e de Imperatriz. A gratuidade, concedida pelo Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), será aplicada das 5h até a meia-noite.
Para ter acesso ao benefício, basta o estudante passar normalmente o cartão de meia-passagem pela catraca eletrônica do ônibus. A passagem não será debitada dos créditos do estudante.
O presidente da MOB, Adriano Sarney, avalia a concessão da gratuidade no transporte como uma ajuda necessária para dar mais tranquilidade a centenas de estudantes beneficiados com a medida. “Sabemos o quanto o Enem gera de estresse e ansiedade na cabeça do estudante às vésperas da prova. Além de eliminar essa preocupação, a gratuidade da passagem diminui a chance de o jovem faltar a um compromisso de extrema importância para o seu futuro”, ressalta Adriano.
A iniciativa do governo Carlos Brandão em conceder o benefício da gratuidade no transporte aos inscritos no Enem deste ano foi muito bem recebida pela classe estudantil. “Achei a iniciativa essencial para ajudar famílias com vulnerabilidade financeira, e acaba servindo de estímulo para o aluno fazer a prova”, comenta a estudante Ana Beatriz Araújo.
Municípios beneficiados
De acordo com a MOB, a gratuidade no transporte público para os estudantes inscritos no Enem no Maranhão vai ser aplicada em um total de 84 linhas semiurbanas das duas maiores regiões metropolitanas maranhenses. Na Grande Ilha, a medida abrange as linhas que interligam os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Na Região Tocantina, a passagem gratuita estará disponível nas linhas semiurbanas que interligam as cidades de Imperatriz, Davinópolis, Governador Edson Lobão, Ribeirãozinho, João Lisboa e Senador La Roque.
O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ocorre neste domingo (12). Os participantes terão cinco horas para resolver as provas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), e matemática. Os portões dos locais das provas estarão abertos a partir do meio-dia.
Mín. 22° Máx. 39°