Domingo, 24 de Novembro de 2024
35°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Educação Piauí

Gestores regionais apresentam plano de trabalho para fortalecer alfabetização na idade certa

Mentorias abordaram temas como o regime de colaboração, a apropriação de resultados das avaliações externas e orientações para assessoria técnica-pedagógica nos municípios.

25/04/2023 às 09h05
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nessa segunda-feira (24), de forma virtual, o Seminário de Socialização dos Planos das Gerências Regionais de Educação. A ação faz parte do cronograma de mentorias com gerentes regionais e coordenadores regionais do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (Ppaic). Na oportunidade, os gestores apresentaram os planos de trabalho que foram construídos ao longo das mentorias.

Os encontros, organizados pela coordenação do programa, tiveram início em janeiro e abordaram temas como o regime de colaboração, a apropriação de resultados das avaliações externas e orientações para assessoria técnica-pedagógica nos municípios. “A elaboração de um plano de trabalho da regional é a parte final desse processo, em que as lideranças das Gerências Regionais de Educação possuem em mãos um instrumento para colocar em prática tudo o que foi debatido. Os coordenadores e gerentes regionais são fundamentais no processo de cooperação com as redes municipais, no âmbito do regime de colaboração e, consequentemente, para a implementação do Ppaic”, explica Jeany Rodrigues, coordenadora do eixo de comunicação e engajamento do programa.

O seminário contou ainda com as palestras de Neyrismar dos Santos, Daniel Carlos da Costa e Pedro Henrique Sampaio. Temas como o desenvolvimento de competências para a gestão educacional em regime de colaboração, a formação de líderes educacionais habilitados em gestão para resultados, a partir da análise de dados e evidências e a execução do plano estratégico para acompanhamento e monitoramento do programa de alfabetização nos municípios foram tratados.

Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc)

A Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc) apoia o poder público estadual no desenho e implementação de uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.

Integrada pela Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, a Parc é inspirada no Programa de Alfabetização na Idade Certa do Ceará e busca o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios no processo educacional para que sejam criadas soluções específicas de âmbito estadual e local. O intuito é promover transformações que virem política de Estado, garantindo sua continuidade independentemente da alternância de governantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias