
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realizou, nesta terça-feira (7), na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, uma oficina para pedestres, ciclistas e condutores com foco na Lei Seca, onde foram utilizados os óculos que simulam o estado de embriaguez. O objetivo foi conscientizar os usuários sobre as alterações geradas pelo consumo de álcool, o que representa um alto risco nas vias.
A ação consiste em avaliar o comportamento físico e mental de pedestres ou condutores ao dirigir ou atravessar uma via sob efeito de bebida alcoólica. São observadas várias situações, durante a simulação, como: perda da coordenação motora, dificuldade de concentração e redução do tempo de resposta em ocasiões que exigem maior atenção, diante das dificuldades no trânsito. Os participantes também receberam orientações e materiais educativos sobre cuidados ao dirigir e uso de equipamentos de segurança.
“O Detran realiza as oficinas em pontos estratégicos da capital e do interior com o intuito de alertar as pessoas sobre os perigos da combinação álcool e direção, que é um dos principais causadores de sinistros de natureza grave. É, sem dúvida, um trabalho muito importante e essencial para preservar vidas”, ressalta o superintendente do Detran-CE, Michel Mourão.
O empresário Márcio Moura, que também é ciclista, fez o teste com os óculos e elogiou a iniciativa. “Completei o percurso, mas realmente tive muita dificuldade. A sensação é a pior possível, pois pessoa perde o controle e o tempo de resposta. É necessário que todos tenham a consciência de não colocar a própria vida e a dos outros em risco”, disse.
Os óculos de realidade virtual, que simulam o estado de embriaguez e os riscos da combinação álcool e direção, estão sendo utilizados nas ações educativas do Detran-CE em todo o estado, alertando a sociedade sobre responsabilidade de todos na segurança viária e colaborando, assim, para um trânsito mais seguro.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sob efeito de álcool ou drogas é classificado como infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Além disso, a recusa ao teste do bafômetro não livra o motorista das punições referentes à Lei Seca e previstas no CTB.
A autuação também implica na retenção do veículo e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ressaltando, também, que o limite de tolerância é zero, para a quantidade de álcool encontrada no organismo, já que há perda das capacidades psicomotoras, ao se ingerir tais substâncias.
Geral Motoristas de ônibus do Rio iniciam greve nesta segunda-feira
Piauí Governador vistoria obras de recuperação da PI-239 entre Arraial e Cajazeiras do Piauí e reforça benefícios para região
Piauí Rafael Fonteles inaugura recuperação de trecho da PI-239 e vistoria obras de asfaltamento em Francisco Ayres
Piauí Governo do Piauí restaura rodovia do Parque Sete Cidades e executa 135 km de estradas vicinais em Piracuruca
Piauí Pacto pelas Crianças do Piauí realiza III Seminário e lança Rede Alumni de Líderes pela Primeira Infância nesta segunda (29)
Piauí Em Floriano, Rafael Fonteles prestigia 20ª Corrida da Fogueira e destaca integração entre Polícia Militar e sociedade
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
Piauí Rafael Fonteles entrega asfaltamento de avenida e reforça conjunto de investimentos em Nazaré do Piauí
Piauí Rafael Fonteles inaugura recuperação da PI-217 e destaca nova ligação entre São Francisco do Piauí e Colônia do Piauí Mín. ° Máx. °