Sexta, 29 de Novembro de 2024
34°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Maranhão

Colinas recebe novo equipamento esportivo e duas obras educacionais

Na oportunidade, os representantes do Governo do Estado anunciaram a construção de um estádio de futebol e participaram da entrega de uma subestaçã...

07/11/2023 às 20h40
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

“É uma coisa inovadora. Nova para Colinas e para a região. Muitas pessoas querem seus filhos em escolas melhores e essa escola foi uma coisa muito legal para a população de Colinas”. A declaração é da aluna Alícia Noleto, estudante da Unidade Integrada Haydê Chaves, escola localizada no município de Colinas que, a partir de 2024, passará a funcionar nos moldes da Escola Militar Tiradentes. A reforma e ampliação da escola Haydê Chaves foi uma das obras estaduais entregues à população colinense nesta terça-feira (7).

Representando o governador Carlos Brandão, o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, esteve no município, onde, além de entregar a obra de reforma e ampliação da escola Haydê Chaves, participou da solenidade de inauguração de uma Areninha Esportiva no povoado Centro da Floresta. Madeira realizou ainda a inauguração simbólica da Unidade Escolar Casemiro da Conceição, no povoado Macambiral, e assinou ordem de serviço para a construção de campo de futebol no povoado Maravilha.

“Estamos hoje aqui na famosa Colinas. Nós viemos aqui trazer bondade. Inauguramos duas escolas militar, uma Areninha e lançamos um estádio de futebol”, destacou Sebastião Madeira.

A comitiva do Governo do Maranhão também prestigiou a entrega da ampliação de potência da Subestação Colinas, obra executada pelo Grupo Equatorial Energia, responsável pela comercialização e distribuição de energia elétrica no estado do Maranhão. A nova subestação também vai beneficiar a população dos municípios vizinhos de Jatobá, Mirador e Buriti Bravo.

“Quero parabenizar a empresa Equatorial pela resposta que vem dando ao aumento da demanda de energia no Maranhão. Aqui é um exemplo. Nós estamos no médio sertão maranhense, na cidade de Colinas, e aqui está sendo inaugurada uma subestação com linha de alta tensão, duplicando a capacidade de distribuição de energia e já deixando espaço para duplicar novamente. A previsão para o próximo ano é que o investimento será de R$ 1 bilhão, porque o Maranhão cresce e o crescimento consome energia. Sem energia de qualidade confiável é impossível instalar empresas e indústrias”, pontuou Madeira.

Nova escola militar

Inaugurada para funcionar a partir do próximo ano no mesmo modelo das premiadas escolas militares maranhenses, a obra de ampliação e reforma da Unidade Integrada Haydê Chaves foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

Avaliada em R$ 1.324.920,95, a obra contou com serviços de demolição e retirada, infraestrutura, superestrutura, paredes e painéis; cobertura e forro; revestimento de parede e piso; instalação elétrica; instalações hidráulicas; louças e metais sanitários e esquadrias de madeira, alumínio e metal, entre outras intervenções.

“Hoje o dia é de gratidão. Gratidão a Deus, gratidão ao nosso governador Carlos Brandão pelas obras e pelo trabalho na nossa região. Hoje, inauguramos a escola militar, que vai funcionar no próximo ano, inauguramos uma Escola Digna no povoado Macambiral, inauguramos também a Areninha, lá no povoado Centro da Floresta e demos o pontapé inicial à ordem de serviço da Areninha Babaçu e o campo de futebol do povoado Maravilha. É o governador Brandão mostrando que se preocupa com todas as áreas”, comemorou a prefeita de Colinas, Valmira Miranda.

Quando passar a funcionar como escola militar, a partir de 2024, a Unidade Integrada Haydê Chaves mudará de nome e passará a ser chamada Escola Militar Tiradentes, como explica a gestora geral da escola, Elba Barros.

“Estamos muito felizes. Estamos muito agradecidos ao nosso governador Carlos Brandão por tão grande benfeitoria à nossa escola, pela reforma e ampliação da escola Haydê Chaves, que passará a ser a Escola Militar Tiradentes. Para nós, vai contribuir muito com a educação de nossos alunos e da comunidade de Colinas como um todo”, avalia a gestora.

O subsecretário de Estado da Educação (Seduc), Anderson Lindoso, acredita que as novas estruturas educacionais vão oportunizar educação de qualidade para mais estudantes de Colinas e região. Lindoso lembra que os equipamentos educacionais, mesmo na fase de obras, garantiram geração de emprego e renda na cidade. 

“Mais um dia de entrega de obras. Estamos entregando duas escolas, uma delas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, será uma escola militar, dando oportunidade de uma educação de qualidade para os nossos jovens e para as nossas crianças de todo o Maranhão. Estamos avançando, entregando obras que geraram emprego, geraram renda e que gerarão frutos no futuro, principalmente aqui na educação de Colinas”, frisou Lindoso. 

Mais esporte e mais educação em Colinas

De forma simbólica, a comitiva do governo do Estado também entregou a Areninha Esportiva no povoado Centro da Floresta. A estrutura dispõe de campo sintético com material emborrachado e postes com refletores, destinado a prática de futebol Society, além de mureta pintada e alambrado. O espaço esportivo ainda conta com traves, passeio com piso em concreto pintado, área de caminhada, academia de ginástica ao ar livre, arquibancada, entre outras benfeitorias. Também foram entregues kits esportivos durante a solenidade.

Já a obra de construção Unidade Escolar Casemiro da Conceição, no povoado Marambical, vai garantir uma estrutura digna para alunos e professores. Foram realizados serviços de infraestrutura, alvenaria; esquadrias; cobertura; forro; revestimentos; pavimentação; instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, além de pintura e limpeza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias