
A cearense Brígida Miola, coordenadora de Atração de Empreendimentos Industriais da Secretaria Executiva da indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), está entre os três brasileiros selecionados para participar de programa mundial de capacitação sobre financiamento climático na China. Brígida é doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Senckenberg Forschungsinstitut, na Alemanha.
O Programa de Treinamento em Finanças Climáticas do Cinturão e Rota de 2023 reúne profissionais de países que participam da Iniciativa do Cinturão e destina-se a funcionários governamentais, especialistas e técnicos de países em desenvolvimento. A ideia é que os participantes compreendam as práticas relevantes do clima global, as estratégias, políticas, medidas e ações tomadas pelo governo chinês para enfrentar as mudanças climáticas. Além disso, promove o intercâmbio internacional e cooperação entre a China e os países em desenvolvimento relevantes.
A formação de 2023 reúne 30 profissionais de diferentes áreas e países, e acontece em Pequim (China), na Universidade Tsinghua, uma das mais prestigiadas e influentes do País. A iniciativa é do Banco Mundial, do Centro de Treinamento Econômico e Técnico da China e do Instituto de Finanças Verdes da China.
De acordo com a pesquisadora Brígida Miola, a capacitação tem duração de 3 semanas e ajudará profissionais a desenvolver e implementar projetos de financiamento climático que contribuam para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas nos países participantes. “Muito gratificante estar entre os dois brasileiros selecionados sendo a única mulher neste importante programa voltado para mudanças climáticas”, afirmou Brígida.
A Universidade Tsinghua é uma das mais prestigiadas e influentes do país. Fundada em 1911, a Tsinghua é conhecida por sua forte ênfase na ciência, engenharia e tecnologia, mas também oferece uma ampla gama de programas em outras áreas, incluindo humanidades, ciências sociais, gestão e artes.
A capacitação está dividida em 4 módulos. O primeiro, “Estratégias e Políticas para a Resposta da China às Mudanças Climáticas” abordará o processo de governança das alterações climáticas globais e questões-chave, a economia de baixo carbono da China, políticas e ações de desenvolvimento, o caminho de transição energética da China sob a visão de duplo carbono.
O segundo módulo, “Transferência e Cooperação Internacional de Tecnologia”, será sobre o desenvolvimento de internet energética e redes inteligentes, políticas chinesas sobre a indústria de veículos movidos a novas energias e políticas sobre a indústria do biodiesel.
“Mecanismo de Precificação de Carbono” é o tema do terceiro módulo que discutirá a construção e exploração da China, o mercado e comércio de emissões de carbono, progresso na redução voluntária de emissões, casos-piloto nacionais de financiamento climático, etc.
No 4º e último módulo “Ações Positivas”, vai tratar de projetos de utilização de hidrogênio (produção de células de combustível), projetos de utilização de CO2, Base de Reciclagem de Recursos Wuxi Huishan, etc.
Geral Motoristas de ônibus do Rio iniciam greve nesta segunda-feira
Piauí Governador vistoria obras de recuperação da PI-239 entre Arraial e Cajazeiras do Piauí e reforça benefícios para região
Piauí Rafael Fonteles inaugura recuperação de trecho da PI-239 e vistoria obras de asfaltamento em Francisco Ayres
Piauí Governo do Piauí restaura rodovia do Parque Sete Cidades e executa 135 km de estradas vicinais em Piracuruca
Piauí Pacto pelas Crianças do Piauí realiza III Seminário e lança Rede Alumni de Líderes pela Primeira Infância nesta segunda (29)
Piauí Em Floriano, Rafael Fonteles prestigia 20ª Corrida da Fogueira e destaca integração entre Polícia Militar e sociedade
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
Piauí Rafael Fonteles entrega asfaltamento de avenida e reforça conjunto de investimentos em Nazaré do Piauí
Piauí Rafael Fonteles inaugura recuperação da PI-217 e destaca nova ligação entre São Francisco do Piauí e Colônia do Piauí Mín. 21° Máx. 35°