A Maranhão Parcerias (Mapa) lançou o edital de Procedimento de Manifestação de Interesse Privado (PMIP) que visa receber estudos, levantamentos, dados e informações técnicas que auxiliem na estruturação de projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a instalação, operação e manutenção de serviços de internet oferecidos à população maranhense.
A iniciativa busca receber estudos sobre conectividade que abordem a resolutividade das demandas por internet, cobertura por infraestrutura de redes e alternativas tecnológicas que subsidiarão a administração pública para estruturação de concessões de PPPs. O levantamento será base para o projeto que tem por objetivo ampliar o acesso à internet no Maranhão, com foco em lugares onde a conexão é baixa ou até inexistente.
Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, de forma individual ou em consórcio, que preencham todos os requisitos previstos no edital publicado no Diário Oficial na última sexta-feira (20). Os interessados devem solicitar autorização da Mapa para realização dos estudos, onde terão um prazo de 90 dias para concluir e entregar os levantamentos realizados.
As manifestações de interesse deverão ser protocoladas até o dia 11 de novembro na sede da Mapa (Rua da Estrela, 473, Centro - São Luís/MA) ou enviadas para o e-mail [email protected] . O mesmo endereço eletrônico também está disponível em caso de dúvidas sobre o procedimento.
Parceria com a TIM
Dentro da política de ampliação da conectividade desenvolvida pelo Governo do Maranhão, foi fechada parceria com a empresa de telefonia TIM. Como resultado da articulação com a operadora, novas torres estão sendo implantadas nos terminais de ferryboat do Cujupe, em Alcântara, e da Ponta da Espera, em São Luís. Os serviços estão em curso onde ainda este ano serão entregues à população, beneficiando quem usa o transporte aquaviário, além dos moradores das regiões.
Para o presidente da Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira Junior, a ampliação da conectividade traz benefícios econômicos e sociais expressivos.
“É um direcionamento do nosso governador Carlos Brandão que o diálogo seja constante com a iniciativa privada, a fim de firmar parcerias que resultem na implantação de novos pontos de telefonia e internet, aumentando a conectividade em todo o estado e permitindo que a população maranhense tenha acesso a um serviço de qualidade. Iniciamos com a resposta positiva da TIM e seguimos em busca de mais parceiros para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou.
Sobre a Mapa
A Maranhão Parcerias (Mapa) é uma empresa do Governo do Maranhão, de economia mista, cujo objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social do Estado, por meio da gestão e execução de projetos e prestação de serviços em parceria com a iniciativa privada, gerando lucro e benefícios à população.
Mín. 22° Máx. 39°