Sábado, 30 de Novembro de 2024
28°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Geral

Ciclo de Formação – Ceará Licita tem início no dia 26 de outubro

Iniciativa contribui para qualificar servidores para atuar em processos licitatórios com base nas mudanças trazidas pela Lei nº 14.133, que passa a...

17/10/2023 às 15h20
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Iniciativa contribui para qualificar servidores para atuar em processos licitatórios com base nas mudanças trazidas pela Lei nº 14.133, que passa a ter plena eficácia ainda em 2023

A preparação de gestores públicos para atuar conforme a Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações e Contratos, é prioridade para o Estado do Ceará. Para difundir os conhecimentos necessários para que a administração pública contrate melhor, por preço justo e com menos riscos, será realizado o Ciclo de Formação – Ceará Licita a partir de 26 de outubro. A iniciativa é uma realização da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, da Academia Cearense de Direito (Aced), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Unipace – Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), com o apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Seiscentos servidores dos municípios do Ceará e do estado serão capacitados.

O Ciclo de Formação – Ceará Licita pretende contribuir para ampliar a segurança jurídica nos atos praticados, promovendo a governança e assegurando a plena observância dos interesse público nos processos licitatórios. A Lei nº 14.133 entra em plena eficácia em dezembro de 2023. “A nova Lei de Licitações e Contratos trouxe grandes desafios para a toda a gestão pública, não só federal e estadual, mas sobretudo nos municípios, onde as dificuldades de estruturação e capacitação são mais presentes. Diante disso, é de extrema relevância que o Estado possa não só capacitar seus profissionais, mas também colocar-se à disposição dos municípios, auxiliando-os nesse importante passo de implementação das novas regras licitatórias”, explica o procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes.

A palestra de abertura será no dia 26 de outubro com o professor Marçal Justen Filho, advogado formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutor em Direito do Estado pela PUC-SP. O palestrante foi professor titular da Faculdade de Direito da UFPR por 20 anos, Visiting Fellow no Instituto Universitário Europeu (Itália, 1999) e Research Scholar na Yale Law School (EUA, 2010-2011).

No total, serão 60 horas-aula voltadas para capacitação sobre o tema, metade do ciclo será presencial com professores de ampla experiência na área que irão analisar os dispositivos da lei e as principais mudanças trazidas pela Lei nº 14.133 e outra parte será remota, com aulas on-line. As aulas presenciais serão nos dias 26 de outubro, 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro nas quais serão abordados os seguintes módulos: 1. Contexto Histórico, Licitações e a Constituição Federal, 2. Fase Preparatória, 3. As Licitações e o Processo Licitatório, 4. Contratação Direta e Procedimentos Especiais e 5. Contratos e Sanções.

A nova lei

A Lei 14.133 unifica toda a legislação sobre compras públicas e se tornará obrigatória a partir de dezembro de 2023. A lei que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios entra em vigência plena ainda neste ano.

As novas regras têm como objetivos: assegurar a seleção da proposta apta a gerar um resultado de contratação mais vantajoso, assegurar tratamento isonômico e uma justa competição entre os licitantes e incentivar a inovação e o desenvolvimento sustentável, evitando assim contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis. A finalidade é que a administração pública contrate o melhor, por um preço justo e com menos riscos. De tal forma, ganham todos, a gestão pública e os cidadãos.

Serviço

Ciclo de Formação – Ceará Licita
Aulas presencias: 26 de outubro / 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro
Local: Assembleia Legislativa do Ceará
Público alvo: Servidores estaduais e municipais que atuam nas diversas etapas do processo licitatório

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias