
O dado é referente ao mês de setembro de 2023; já a Capital também registrou redução de 5,8% no mesmo período
As ações desempenhadas pelas Polícias cearenses resultaram em uma redução de 7,2% nas ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) em todo o Estado. A diminuição é referente ao mês de setembro deste ano, quando 3.508 CVPs foram registrados. No ano passado, 3.782 ocorrências de roubos foram registradas no mesmo período. Os CVPs abrangem todos os tipos de roubos, exceto o crime de roubo seguido de morte (latrocínio).

Os dados são compilados, mensalmente, pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Conforme a Geesp, a Capital também apresentou uma redução de 5,8% nos CVPs. Em setembro de 2023, foram 2.476 ocorrências registradas. Já em setembro do ano passado, foram contabilizadas 2.628 ocorrências de roubos.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, afirmou que os resultados são fruto do trabalho integrado que segue sendo feito entre as Forças de Segurança do Ceará. “Esse resultado mostra que os números têm sido positivos. Estamos conseguindo fazer um bom trabalho. Isso repercute, mais uma vez, na integração, com ações preventivas, pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), ao mesmo tempo em que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) tem capturado envolvidos em crimes de violência patrimonial. Tudo isso demonstra que a nossa gestão tem tido bons resultados, com potencial para avançarmos na obtenção de índices cada vez melhores”, declarou o gestor.

No que concerne aos nove primeiros meses de 2023, o Ceará registrou uma queda nos roubos de 5% em relação ao mesmo período de 2022. Entre janeiro e setembro de 2023, 32.580 CVPs foram registrados em território cearense. Já no período equivalente de 2022, foram 34.282 ocorrências.

Também foi registrada uma redução de 4,7% nos números de CVPs em Fortaleza, entre os meses de janeiro e setembro de 2023, se comparado ao mesmo período do ano de 2022. Nos nove primeiros meses de 2023, foram 22.208 casos registrados. Já de janeiro a setembro de 2022, foram 23.298 ocorrências contabilizadas.
Outro resultado positivo apresentado pela SSPDS foi a redução de 21,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Fortaleza entre os meses de janeiro a setembro de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. As informações foram divulgadas em balanço nessa segunda-feira (9), no qual também foram divulgadas reduções em todo o Estado.
Piauí Governo do Piauí nomeia 200 soldados, promove 77 militares e entrega maior investimento da história do Corpo de Bombeiros
Piauí Corpo de Bombeiros do Piauí promove primeira mulher ao posto de coronel em 82 anos
Vistoria Defesa Civil de Teresina intensifica vistorias em escolas para garantir cumprimento da Lei Alice
Piauí Parnaíba reduz roubos em 69%, homicídios em 47% e zera feminicídios com reforço da segurança pública
Piauí Governo do Piauí realiza solenidade de conclusão do curso de formação de soldados, promoções e entrega de viaturas nesta sexta (3)
FISCALIZAÇÃO Teresina reforça fiscalização em escolas para cumprimento da Lei Alice
Ceará Governo do Ceará inaugura quartel do Corpo de Bombeiros na Ibiapaba e autoriza obras do corredor gastronômico de Ubajara
Ceará PCCE realiza prisões por homicídio em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul
Piauí Floriano: investimentos em tecnologia, efetivo e estrutura fortalecem segurança e reduzem roubos em 48% e homicídios em 33% Mín. 21° Máx. 38°