A Força Tática da Polícia Militar do Ceará (PMCE) deve ganhar, em breve, uma nova turma de oficiais e praças. Ao longo deste mês de outubro, quase 40 policiais militares estão passando por um aprimoramento técnico-profissional promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), em parceria com a PMCE.
Além de aprimorar os alunos em termos técnicos e profissionais, o curso busca possibilitar a transferência dos aprovados para a composição dos quadros de pelotões da Força Tática da PMCE. O curso de Força Tática proporciona conhecimentos destinados à conduta de patrulha policial e situações de contra-emboscada; de atividades de patrulha, desde o recebimento da missão ao relatório final; desenvolvimento de técnicas para o uso do armamento policial; obtenção de conhecimentos básicos de primeiros socorros e atendimento de urgências pré-hospitalar, entre outros pontos.
Também são objetivos do curso desenvolver e treinar habilidades para manuseio e emprego com segurança de armas letais e menos Letais; domínio de técnicas de autodefesa; emprego de técnicas de primeiros socorros; extração de equipamentos e técnicas ao máximo de suas potencialidades; seleção de equipamentos de acordo com a ocorrência; resistência à fadiga psicológica e física; bom relacionamento com a comunidade; trabalho em equipe; elaboração de documentos relativos às ocorrências; obtenção de informações sobre a ocorrência; e interação positiva com integrantes de outros órgãos.
A formação prevê ainda a defesa dos direitos humanos e a promoção da cidadania, além da ação sempre com segurança, civilidade, respeito, bom senso, discrição, iniciativa e imparcialidade. O curso conta com carga horária de 180 horas/aula, em modalidade presencial. A capacitação começou nesta segunda-feira (9) e se estende até 30 de outubro.
Mín. 21° Máx. 30°