
O acréscimo de 25% na Aposentadoria por Incapacidade Permanente é um adicional pago aos aposentados que precisam de um acompanhamento constante todos os dias. Para solicitá-lo, é necessário que a pessoa apresente todos os documentos atestando que a ajuda diária é indispensável.
Segundo a legislação, apenas quem possui aposentadoria por incapacidade permanente, também conhecida como a aposentadoria por invalidez, tem direito ao benefício.
De acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social, cerca de 3% das aposentadorias são concedidas por incapacidade permanente e o valor pago não podendo ser menor do que o salário mínimo. O pagamento é feito a partir de um cálculo das médias das contribuições, que é equivalente a 60% dessa média, com um acréscimo de 2% para cada ano trabalhado.
Veja quais doenças ou condições de saúde fazem com o que aposentado tenha direito ao acréscimo de 25%:
Cegueira total;
Perda de nove ou mais dedos das mãos;
Paralisia dos dois braços ou pernas;
Perda das pernas, quando a prótese for impossível;
Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível;
Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho;
Doença que deixe o segurado acamado;
Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Como pode ser solicitado
O aposentado deve realizar a solicitação através do site “Meu INSS”, depois clicar em “Novo Pedido”, digitar o “acréscimo de 25%” e seguir as instruções para o agendamento da perícia médica.
No dia da perí’cia, estar presente com todos os documentos que comprovem a doença, como identificação com foto, atestados ou laudos médicos originais, assim como termo de representação legal e a identificação do procurador ou representante, se houver.
A aferição pode ser solicitada in loco caso o beneficiário tenha dificuldade de locomoção, esteja acamado ou necessitando de cuidados intensivos.
Piauí Idepi inicia calçamento de vias públicas no município de Dom Inocêncio
Piauí Defesa Civil do Piauí realiza capacitação para reforçar atuação dos municípios na gestão de riscos e desastres
Piauí Águas do Piauí realiza mutirão da Tarifa Social em Ipiranga do Piauí nesta terça (30) Mín. 19° Máx. 35°