
A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), sediada no Convento das Mercês, em São Luís, abriu suas portas para a realização da exposição ‘Aldeia de ideias: Gonçalves Dias e os povos originários’, desde o dia 18 agosto, com encerramento marcado para um mês depois, 18 de setembro.
A exposição, que é dirigida pela artista Carmen Thompson e com curadoria por Carlos Dimuro, tem como objetivo apresentar ao público o importante envolvimento do poeta maranhense Gonçalves Dias na causa indigenista no Brasil, além de servir como denúncia aos casos de violência contra as comunidades indígenas.
Desempenhando um papel fundamental para o acontecimento da exposição no Convento, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) está possibilitando um ambiente mais seguro e de agradável recepção do público, que prestigia as 32 telas fotográficas, as quais remetem às belezas naturais, hábitos e costumes dos povos originários.
Com serviços de manutenção predial em andamento, as equipes da Sinfra já executaram a reforma dos banheiros, manutenção dos telhados, impermeabilização das caliças e calhas e seguem com os serviços constantes de pintura, honrando, também, a história dos povos maranhenses e cooperando para o fortalecimento da cultura e comunidade local.
"Gonçalves Dias chamou atenção para as raízes brasileiras. Quando a gente começa a conhecer as crenças e tradições, nós vemos a importância da preservação da natureza. Então, nós precisamos resgatar esses valores, principalmente valorizando a cultura indígena, que é riquíssima", afirmou Carmen Thompson, artista que dirige a exposição.
A entrada no evento é gratuita e funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h e aos sábados, das 9h às 13h.
Piauí Idepi inicia calçamento de vias públicas no município de Dom Inocêncio
Piauí Defesa Civil do Piauí realiza capacitação para reforçar atuação dos municípios na gestão de riscos e desastres
Piauí Águas do Piauí realiza mutirão da Tarifa Social em Ipiranga do Piauí nesta terça (30) Mín. 19° Máx. 35°