
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) viabilizou todo roteiro e logística para que os avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), à serviço da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desempenhassem a missão que só pode ser divulgada pela mídia após ser concluída. Os técnicos estiveram no Maranhão por praticamente uma semana e cumpriram uma agenda extensa que culminou num sobrevoo pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, candidato ao título de Patrimônio Natural da Humanidade.
Antes disso, seguindo a programação, eles conversaram com moradores nativos, reuniram-se com as Cooperativas de Transporte de Turismo e de Guias de Barreirinhas e participaram da reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, na sede do ICMBio, em Barreirinhas. O legado dessa vinda é o de propiciar discussões à respeito da preservação ambiental, fiscalização, ordenamento e turismo sustentável.
O sobrevoo com vista panorâmica da paisagem que ocupa mais de 155 mil hectares foi um momento bastante esperado por toda a comitiva. A bordo, os avaliadores puderam ter uma visão privilegiada dos povoados de Bonzinho, Mucambo, Buriti Grosso, Canto do Atins, Rancharia, Betânia, e da praia de Travosa e Lagoa Azul. “Todos ficaram extasiados diante de tanta beleza, o que nos deixa confiantes no título de Patrimônio Natural da Humanidade”, relatou Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo.
O governador em exercício, Felipe Camarão, representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, membros do ICMBio nacional e a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Figueiredo, também demonstraram entusiasmo. “O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um ambiente único no mundo, lindo por natureza. Esperamos que o reconhecimento com esse título venha fortalecer a importância dele nos cenários local, estadual e mundial”, disse Cristiane.
Missão Unesco
Durante o período de 20 a 25 de agosto, dois avaliadores da IUCN, empresa contratada pela Unesco, realizaram a avaliação técnica do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A missão não teve cobertura da grande mídia e muitos momentos foram restritos à comitiva. As informações colhidas pelos avaliadores serão inseridas em um relatório que será entregue, em um prazo de 30 dias, a um Painel de Análise Técnica da IUCN, que é composto por profissionais especializados em assuntos ligados ao Patrimônio Mundial.
A decisão sobre a recomendação técnica e aprovação do relatório de visitação será divulgada em dezembro deste ano. Após essa etapa, os membros do Painel irão recomendar e enviar, no início de 2024, o relatório de avaliação ao Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, com sede na Suíça.
A decisão final sobre a concessão do título de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses deve ser divulgada no início do segundo semestre de 2024.
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe novas obras para a exposição ‘Vistas e Paisagens: Lugares Imaginários’
Cuiabá - MT Com Tarifa Zero e frota total, Cuiabá garante transporte gratuito para eleitores no domingo
Geral Mega-Sena acumula e próximo concurso pode pagar R$ 92 milhões
São Paulo Defesa Civil de SP alerta para possibilidade de chuva com raios e rajadas de vento neste domingo (4)
Geral Campanha busca engajamento para reduzir desperdício de alimento
São Paulo Desafio Global de Sustentabilidade está com inscrições abertas a graduandos e pós-graduandos da América do Sul Mín. 24° Máx. 43°