
Com o objetivo de desenvolver e impulsionar o turismo nos municípios que compõem os nove polos turísticos maranhenses, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) está promovendo mais uma série de ações do programa ‘Expedições de Turismo’, que leva cursos de qualificação profissional, reuniões com o trade, gestores municipais e instâncias de governança, adesão e renovação do Cadastur, cadastros dos artesãos maranhenses, palestras e blitz do ‘Mais Infância, Mais Turismo’.
As ações itinerantes estão ocorrendo durante todo o mês de agosto e setembro. Ao todo, cinco municípios maranhenses estão sendo beneficiados durante a expedição, São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Alcântara e Raposa.
“O objetivo das ações da ‘Expedição de Turismo’ desenvolvidas pela Setur-MA é fomentar o turismo em todo o Maranhão. No Polo São Luís, que é representado pelos quatros municípios da Grande Ilha, o município de Raposa é um potencializador do Turismo no nosso estado”, relata a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Na última quinta-feira (24), a equipe da Setur-MA esteve no município de Raposa para reunir o trade e os gestores do município que trabalham potencializando o turismo. Na oportunidade, houve a apresentação das principais ações e serviços desenvolvidos pela Setur-MA em todo o estado.
O superintendente de qualificação profissional da Setur-MA, Antônio Castro, relembrou a parceria que o Governo do Maranhão tem feito, por meio da Setur-MA. “Nós estamos aqui para reafirmar a parceria e trazer a qualificação profissional ao trade de Raposa, buscando aprimorar os serviços e saberes do povo raposense no atendimento com os turistas e visitantes do município”, afirmou Castro.
“Nós estamos recebendo a Setur-MA, assegurando o propósito de elencar políticas públicas para implementar o desenvolvimento do turismo de forma sustentável no nosso município. É um momento muito importante para o setor, onde vários empresários e o trade estão presentes para expor as demandas do turismo de Raposa”, pontuou o secretário municipal de Turismo de Raposa, Edson Duarte.
Durante o evento, o secretário adjunto da Setur-MA, Ruan Tavares, assegurou o compromisso do governo com o turismo nos municípios maranhenses. “O estado se compromete a continuar trabalhando com a qualificação, cadastros dos barqueiros, artesãos, proprietários e trabalhadores de restaurantes de Raposa. E já iremos levar as demandas de obras de infraestrutura feitas pelo trade local”, afirmou Tavares.
No evento, a superintendente de Regionalização, Aline Souza, falou sobre o Mapa do Turismo, explicou os benefícios e a importância de todas as cidades maranhenses estarem dentro do Mapa do Turismo Brasileiro.
“É um prazer receber a Setur-MA, no momento estamos organizando e tentando planejar para melhorar, acima de tudo, o turismo de Raposa. São atividades que, reunindo com todo o trade, podemos melhorar para agradar, cada vez mais, ao turista que chega na nossa cidade”, destacou um dos empresários da região, Junior Gois.
O Cadastur irá fazer, na segunda semana de setembro, a ação de cadastro dos profissionais e serviços turísticos da Raposa. Segundo a coordenadora Estadual do Cadastur, Thais Guimarães, o cadastramento de todas as atividades turísticas traz benefícios aos agentes do turismo. “Uma vez que cadastramos e formalizamos os equipamentos turísticos ou o profissional do município, automaticamente fazemos a promoção junto aos turistas, a nível nacional e estadual, nas plataformas do ‘Cadastur’, ‘Viaje Mais Legal’, plataformas do Ministério do Turismo, e aplicativo ‘Maranhão Terra de Encantos’, informou Thaís Guimarães.
A rendeira da Raposa, que aprendeu com a mãe há mais de 40 anos a técnica do bordado com bilro, Edvanda Oliveira, agradeceu e falou sobre a união dos atores do turismo “Eu, rendeira, aprendi muito nesta tarde e entendi que a união do grupo faz com que haja um crescimento do turismo dentro e fora de São Luís. Estou aqui na luta pelo fortalecimento do artesanato no nosso estado. A nossa cidade de Raposa está se desenvolvendo e o turismo, cresce com o fruto do nosso trabalho”, falou a rendeira.
A equipe da Setur-MA já esteve em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Alcântara ofertando cadastramento no Cadastur, para artesãos e cursos voltados à melhoria do atendimento ao público, uso das mídias sociais para promover o turismo e técnicas de vendas, dentre outros.
Os gestores de Raposa foram convidados a participar do Encontro de Gestores dos Polos Turísticos do Maranhão - Construindo Roteiros, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro.
Expedições de Turismo
Durante as ações, as equipes técnicas das Superintendências de Qualificação Profissional, de Regionalização, de Artesanato do Maranhão e do Cadastur percorrem os municípios do polo, levando benefícios para a população local, através do ‘Mais Qualificação Profissional’ com a oferta de cursos, serviços de cadastro para prestadores de serviços turísticos, por meio do Cadastur, além de prestar esclarecimentos a respeito do Programa de Regionalização do Turismo no estado e orientações sobre o remapeamento e roteirização dos atrativos turísticos dos municípios.
Piauí Governo do Estado inicia construção de módulos sanitários em Sigefredo Pacheco com investimento de quase R$ 1 milhão
Piauí Idepi inicia construção de módulos sanitários em Simplício Mendes em parceria com a Funasa
Denúncia Taxa do lixo triplicou em Teresina; OAB-PI ajuíza ação e pede liminar urgente
Investigação Operação da PF contra tráfico no Porto do Mucuripe mira empresas e prestadores de serviço
Vínculo Negado Família de proprietário nega vínculo com plantação de 290 mil pés de maconha no Ceará
Transporte coletivo Paralisação de Motoristas de Ônibus Altera Operação no Terminal de Messejana Mín. 19° Máx. 35°