
A Polícia Federal instaurou nesta terça-feira (22) inquérito policial para apurar as causas do apagão ocorrido no dia 15 de agosto, e que deixou 25 estados e o Distrito Federal sem energia elétrica.
“A investigação, que corre em sigilo, apura os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública”, informa PF, em nota.
No dia 15, quando ocorreu a queda de energia, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que iria solicitar ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investigassem as causas da falta de energia .

“Tenho absoluta convicção de que o ONS, até pela sua característica técnica, não vai ter condição de dizer textualmente se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo”, disse o ministro na ocasião
O que se sabe
A interrupção começou às 8h30 do dia 15 de agosto, com queda no fornecimento de 19 mil megawatts, cerca de 27% da carga total (73 mil MW) naquele horário. O pontode partida foidesligamento da linha de transmissão 500 kV Quixadá-Fortaleza II, pertencente à Eletrobras Chesf, com "uma atuação incorreta no sistema de proteção da linha, que operava dentro dos limites, ocasionou o seu desligamento", segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS)
O operador afirmaque depois de 600 milissegundos as Proteções de Perda de Sincronismo (PPS) foram acionadas e possibilitaram “a abertura controlada de linhas que compõem as interligações Norte - Nordeste, Nordeste - Sudeste e Norte - Sul, separando o SIN em três áreas elétricas”.
As cargas em todas as regiões passaram a ser recompostas em poucos minutos após a queda. De acordo com o operador, até as 10h, o fornecimento já havia sido normalizado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O sistema foi totalmente restaurado às 14h49.
São Paulo Defesa Civil de SP monitora chuva forte no oeste paulista e envia 12 alertas à população
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe novas obras para a exposição ‘Vistas e Paisagens: Lugares Imaginários’
Cuiabá - MT Com Tarifa Zero e frota total, Cuiabá garante transporte gratuito para eleitores no domingo
Geral Mega-Sena acumula e próximo concurso pode pagar R$ 92 milhões
São Paulo Defesa Civil de SP alerta para possibilidade de chuva com raios e rajadas de vento neste domingo (4)
Geral Campanha busca engajamento para reduzir desperdício de alimento
São Paulo Desafio Global de Sustentabilidade está com inscrições abertas a graduandos e pós-graduandos da América do Sul
Eleições Júlio Arcoverde intensifica agenda na reta final da campanha e reforça pautas de defesa do consumidor
Geral Sorteio da Mega-Sena será neste sábado; prêmio é de R$ 82 milhões Mín. 24° Máx. 43°