
As prisões são resultados de diligências realizadas ao longo do fim de semana e foram registradas na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), unidade especializada da PC-CE em Fortaleza
Em ações distintas, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, em flagrante, 18 suspeitos de violência contra mulheres. Os crimes aconteceram na cidade de Fortaleza, entre a noite de sexta-feira (14) e domingo (16), sendo registrados na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), no combate à violência de gênero.
As prisões envolvem casos de lesão corporal, injúria e ameaça, sendo registradas em bairros diversos, como a Granja Lisboa – Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) da Capital, onde um homem de 34 anos, com antecedentes por três crimes de lesão corporal também registradas na DDM e um de estupro de vulnerável, registrada na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca), foi capturado pela PMCE durante o domingo.
Após um acionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os PMs diligenciaram ao local, onde constataram a situação de violência contra uma mulher. Após as agressões, o homem foi localizado em um bar, onde foi rendido e conduzido à DDM.
Em Fortaleza, todas as situações que se enquadram na Lei Maria da Penha, devem ser denunciadas à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), instalada na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Couto Fernandes (AIS 5). Em Juazeiro do Norte (AIS 19), Sobral (AIS 14) e Quixadá (AIS 20), as unidades especializadas funcionam na Casa da Mulher Cearense, equipamentos vinculados à Secretaria de Mulheres, com uma rede de proteção multidisciplinar.

Com o assunto em alta nos espaços de discussão, as denúncias se tornaram mais frequentes. A delegada titular da DDM de Fortaleza, Eliana Maia, ressalta a importância do debate para que outras vítimas se sintam encorajadas a denunciar. “Em casos de lesão corporal, cárcere, tentativa de feminicídio, violência psicológica, por exemplo, que são investigados sem a necessidade da representação da vítima, instauramos os procedimentos quando recebemos as denúncias, que podem ser feitas por terceiros”, detalha.
As denúncias podem ser feitas presencialmente na Delegacia de Defesa da Mulher. Crimes de ameaça, violação de domicílio, calúnia, difamação, injúria e dano ainda podem ser registrados naDelegacia Eletrônica (Deletron), por meio do site.
Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM-FOR)
Rua Teles de Souza, s/n – Couto Fernandes
Contatos: (85) 3108- 2950 / 3108-2952
Piauí Governo do Piauí nomeia 200 soldados, promove 77 militares e entrega maior investimento da história do Corpo de Bombeiros
Piauí Corpo de Bombeiros do Piauí promove primeira mulher ao posto de coronel em 82 anos
Vistoria Defesa Civil de Teresina intensifica vistorias em escolas para garantir cumprimento da Lei Alice
Piauí Parnaíba reduz roubos em 69%, homicídios em 47% e zera feminicídios com reforço da segurança pública
Piauí Governo do Piauí realiza solenidade de conclusão do curso de formação de soldados, promoções e entrega de viaturas nesta sexta (3)
FISCALIZAÇÃO Teresina reforça fiscalização em escolas para cumprimento da Lei Alice
Ceará Governo do Ceará inaugura quartel do Corpo de Bombeiros na Ibiapaba e autoriza obras do corredor gastronômico de Ubajara
Ceará PCCE realiza prisões por homicídio em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul
Piauí Floriano: investimentos em tecnologia, efetivo e estrutura fortalecem segurança e reduzem roubos em 48% e homicídios em 33% Mín. 22° Máx. 37°