Com foco na discussão sobre temas como o combate a grupos criminosos e a violência contra a mulher, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, participou da 87ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). A programação oficial do evento, realizado em Brasília, no Distrito Federal, teve início nessa quarta-feira (16) e foi encerrada nesta quinta-feira (17).
A reunião do Consesp contou com a participação de representantes da Segurança Pública dos estados e do Governo Federal. Membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) também participaram do encontro. Na 87ª edição do evento, os gestores também discutiram a elaboração de políticas públicas voltadas para profissionais das Forças de Segurança Pública.
O secretário da SSPDS-CE, Samuel Elânio, ressaltou a importância da reunião na discussão sobre os temas. “Durante esse evento, tivemos a oportunidade de debater assuntos importantes para os estados, como estratégias para a redução dos feminicídios e homicídios. Discutimos ainda sobre a legislação, no sentido de aumentar a eficiência no cumprimento das penas e fazer com que quem venha a praticar crimes de alta periculosidade e hediondos fique mais tempo preso”, comentou.
Já o presidente do Consesp, Sandro Caron, defendeu uma discussão sobre o planejamento no âmbito da Segurança Pública. “Temos que pensar a polícia para o futuro e, para isso, precisamos da inteligência policial. Está na hora de abrirmos um debate nacional a respeito da necessidade de alguns pontos da legislação, sobre o sistema penitenciário, sobre atualização e revisão da legislação vigente, entre outros”, afirmou.
O secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, defendeu a integração entre os Estados no combate aos grupos criminosos. “[Há] a necessidade de compreensão de ter mecanismos que simplifiquem e deem fluidez às ações de segurança pública. O combate ao crime organizado, à violência de forma geral, é uma luta de todos nós”, declarou o gestor da Senasp.
A programação da reunião ordinária dos secretários da Segurança Pública do país foi aberta com uma solenidade, na manhã da quarta-feira, no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU). Em seguida, houve a realização de uma palestra de abertura na qual foi discutido o combate ao crime organizado e a violência urbana. À tarde, o combate ao feminicídio foi discutido e o evento seguiu com a apresentação de colaboradores, operações e assuntos de inteligência e recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Já na manhã desta quinta-feira, a programação oficial foi encerrada com a discussão de temas como a saúde mental dos profissionais, legislação sobre Segurança Pública e discussão sobre a definição das competências e padronização de procedimentos das guardas municipais do país. A apresentação foi realizada na sede do MJSP e também contou com a participação dos representantes dos estados.
Mín. 21° Máx. 31°