Vereador defende criação de núcleos urbanos para resolver o abastecimento de água da zona rural de Teresina

A ideia seria criar um novo perímetro urbano que possibilitasse, dessa forma, a atuação da empresa Águas de Teresina, já que a Agespisa tem demonstrado falta de capacidade para atender a região em sua plenitude.
Por Por Redação Verdes Campos Sat 1 de Outubro de 2021 às 10:48

Foto: Reprodução/ Ascom Vereador defende criação de núcleos urbanos para resolver o abastecimento de água da zona rural de Teresina.
Vereador defende criação de núcleos urbanos para resolver o abastecimento de água da zona rural de Teresina.

O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) tem levantado a discussão sobre os problemas a serem resolvidos no abastecimento de água da zona rural da cidade. A reclamação da falta de água tem sido constante pela população rural que sofre sem ter água para beber em alguns dias da semana. A proposta do vereador, em fase de estudo técnico, é a implantação de núcleos urbanos em áreas de adensamento populacional na zona rural de Teresina. A ideia seria criar um novo perímetro urbano que possibilitasse, dessa forma, a atuação da empresa Águas de Teresina, já que a Agespisa tem demonstrado falta de capacidade para atender a região em sua plenitude.  

Nesta semana, o progressista realizou uma visita na empresa Águas de Teresina e discutiu com Jacy Prado, presidente da empresa, soluções e possibilidade da empresa assumir o abastecimento na zona rural do município. "Penso que precisamos traçar um plano diretor de abastecimento de água na zona rural. Diversos problemas são existentes nesta zona da cidade e melhorias são necessárias. A falta de assistência necessária quanto ao abastecimento de água é um problema que precisamos enfrentar, sobretudo nesse período mais quente do ano. Sabemos que a subdelegação da Águas de Teresina ficou restrita somente à zona urbana e buscamos entender como pode ser melhorado o atendimento a toda sociedade", disse.

A proposta de criar um novo perímetro urbano abrangeria locais como Santa Luz, Usina Santana, Santa Teresa, assim como Cerâmica Cil que já foi reconhecida pelo PDOT como núcleo urbano. "São essas áreas com maior contingente populacional e que vem sofrendo bastante com os problemas de abastecimento", destacou Aluísio Sampaio.

Em reunião realizada com o diretor de Operações da Agespisa, Carlos Augusto Oliveira, o vereador Aluísio Sampaio discutiu também assuntos de saneamento básico e implementação de estratégias. "Nós temos uma zona rural bastante extensa, que corresponde a cerca de 80% do território do nosso município, que está sobre o controle e o comando da Agespisa. Venho buscando propor um planejamento, estudos e estratégias de como se pode melhorar o abastecimento de água da zona rural, até porque essa zona da cidade tem crescido muito. Pedimos ao diretor da Agespisa, a quantidade de poços tubulares que temos hoje para se possa fazer um plano diretor de abastecimento de água nessa área de Teresina. É necessário nos debruçarmos na solução desses problemas e seguimos buscando efetivamente sua resolução", conclui o parlamentar.

Deixe seu comentário