Passaporte da vacina contra a Covid-19 começa a valer a partir desta sexta-feira (03) no Piauí

O novo decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (02), no Diário Oficial do governo.
3 de Dezembro de 2021 às 10:16 - Atualizada em 11h17

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Portal Verdes Campos Sat Passaporte da vacina contra a Covid-19 começa a valer em todo o Piauí.
Passaporte da vacina contra a Covid-19 começa a valer em todo o Piauí.

A partir desta sexta-feira (03), será exigida obrigatoriamente a apresentação da carteirinha de vacinação comprovando a imunização com as duas doses das vacinas contra a Covid-19 ou a dose única da vacina Jansen em todo o estado do Piauí. O decreto com a nova regra foi publicado nessa quinta-feira (02) no Diário Oficial do governo.

Conforme o novo decreto, a partir de hoje, será exigido obrigatoriamente, apresentar o passaporte de vacinação nas seguintes atividades:

- Boates, casas de espetáculos, festas e eventos em geral (esportivos, sociais, culturais e artísticos realizados em ambientes abertos ou fechados);

- Academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes e vilas olímpicas;

- Estádios e ginásios esportivos;

- Cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil;

- Museus, galerias e exposições de arte, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in;

- Conferências, convenções e feiras comerciais.

(Confira o novo decreto)

Ainda de acordo com o decreto, a vacinação a ser comprovada deve corresponder no mínimo, duas doses ou dose única das vacinas contra a Covid-19, de acordo com o cronograma instituído pelas Secretarias Municipais de Saúde em relação à idade do indivíduo, a partir de 12 anos de idade.

Conecte SUS Cidadão

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a Covid-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, através do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Portal Verdes Campos SatAplicativo Conecte SUS Cidadão.
Aplicativo Conecte SUS Cidadão.

Os registros de vacinação são inseridos nos sistemas de informação ligados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Entre estes sistemas, destacamos: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios.

Esses dados são apresentados de forma automática no Conecte SUS, na Carteira de Vacinação Digital.

Após a conclusão do ciclo vacinal, o cidadão poderá emitir o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19, no serviço “vacina” do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

Deixe seu comentário