Papel do corretor é essencial na hora de alugar ou comprar imóveis no interior

Além de facilitar a escolha, corretor garante uma compra mais segura.
24 de Novembro de 2021 às 10:51

Foto: Reprodução/ Ascom Papel do corretor é essencial na hora de alugar ou comprar imóveis no interior.
Papel do corretor é essencial na hora de alugar ou comprar imóveis no interior.

O mercado imobiliário passou por grandes mudanças com a pandemia da Covid-19. Além da imposição do isolamento social, a opção de trabalho remoto ou híbrido impulsionou a procura por imóveis longe dos grandes centros comerciais. E com isso, cresceu também a participação dos corretores pelo interior do Piauí.

Vitória Joyce, subdelegada do Conselho Regional de Conselheiros de Imóveis do Piauí (CRECI-PI) em Picos, explica que na região a procura por corretores legalizados é recorrente e garante segurança e confiança para os clientes. “Muitos clientes se sentem mais seguros em visitar a própria imobiliária do que recorrer ao corretor autônomo. O quesito que o cliente deve estar mais atento é a confiabilidade de fazer uma transação segura”, explica.

Ela lembra que o corretor legalizado garante uma escolha mais fidedigna ao desejo do cliente, um processo mais seguro e, também, mais agilidade na finalização do aluguel ou da compra/venda do imóvel.

“Às vezes, pode achar que fazer uma transação sozinho é mais seguro e ágil, onde na verdade é demorada, perde tempo e não faz da forma correta. O corretor irá desburocratizar, agilizar, divulgar seu imóvel e negociar com o melhor preço, além de ter livre acesso nos órgãos públicos para realizar a transação da documentação do imóvel”, ressalta.

Mas fica o alerta para o cliente, ainda existem muitos corretores que agem ilegalmente no mercado. O presidente do Creci-PI, Pedro Nogueira Lima, explica que as equipes de fiscalização do Conselho têm agido de forma sistemática para coibir a prática ilegal da profissão.

“Estamos em campo fiscalizando e cobrando, mas é essencial que tanto corretores legalizados, como clientes, denunciem para que possamos coibir essa prática ilegal. O maior prejuízo sempre será para os clientes que podem, inclusive, vir a ter prejuízos nas negociações”, conclui.

Durante todo o ano, o CRECI-PI, enquanto entidade representativa, realiza fiscalizações em todo o estado, garantindo a segurança dos clientes e profissionais da área. Portanto, no processo de compra de imóvéis é imprescindível o cliente verificar as credenciais do profissional que se apresenta e, nos casos necessários, realizar a denúncia junto ao Conselho.

Deixe seu comentário