Hemopi promove campanha de doação de sangue na Alepi no dia 30 de novembro

A ação acontecerá no Salão Nobre Francisca Trindade, primeiro andar da Alepi, das 8h às 14h
Por Redação Verdes Campos Sat 22 de Novembro de 2021 às 14:56

Foto: Divulgação Hemopi promove campanha de doação de sangue na Alepi no dia 30 de novembro
Hemopi promove campanha de doação de sangue na Alepi no dia 30 de novembro

Após requerimento do deputado estadual Franzé Silva (PT), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realizará, no dia 30 de novembro (terça-feira), campanha de doação de sangue na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A ação será de 8h às 14h, no Salão Nobre Francisca Trindade.

O objetivo da campanha é contribuir com o Hemopi no tocante à conscientização da população e à efetiva doação, de modo a colaborar com o aumento do banco de sangue do órgão. Dados recentes apontam que, em decorrência da pandemia da Covid-19, houve quedas nas doações.

“Sangue é vida e milhares de pessoas precisam, todo dia, desse bem fundamental para a nossa saúde e existência. O Hemopi desempenha importante papel na conscientização e coleta de sangue e temos o dever de promover campanhas e incentivar a doação”, pontua o deputado.

O mês de novembro é marcado pela comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue – celebrado em 25 de novembro – e a campanha promovida na Alepi encerra a programação desse mês. O diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins, destaca as parcerias que promovem ações de doação.

"Nós temos vários parceiros que promovem ações de doação de sangue ao longo do ano tanto em Teresina quanto nas unidades de Picos, Parnaíba e Floriano. Ficamos felizes em receber essa solicitação da Alepi, através do requerimento do deputado Franzé", ressalta Jurandir Martins.

O diretor-geral do Hemopi observa, ainda, que "estamos sempre em busca de novas parcerias e também de estimular as que já existem, buscando nos aproximar mais da sociedade civil, para cumprir, assim, o nosso principal objetivo, que é salvar vidas”.

Novembro também marcou o retorno das coletas de sangue nos municípios, suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020. "Conseguimos retomar as atividades externas nos municípios, mas, por ainda estarmos em um período pandêmico, não será possível atender a todos os pedidos pendentes. Nesse primeiro momento, estamos priorizando as cidades com distância de até 100km da capital", esclarece.

Quem pode doar sangue

Para doar, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 kg, estar saudável, estar alimentado e portar documento com foto. O Salão Nobre Francisca Trindade será adequado às exigências do Hemopi para receber os doadores, disponibilizando todos os equipamentos necessários, assistência profissional, climatização, entre outros serviços.

Deixe seu comentário