Mais do que uma simples data comemorativa no calendário acadêmico, o Dia do Estudante é momento de reflexão, debate e ação em prol do desenvolvimento de uma escola de qualidade, que desperte nos alunos os sentimentos de pertença e engajamento. Desta forma, a Secretaria da Educação (Seduc) fomenta iniciativas no campo do protagonismo estudantil, reconhecendo em cada jovem o potencial de ser agente de sua própria história e da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A data é celebrada em todas as unidades de ensino da rede pública estadual, com o mesmo propósito.
Na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Liceu da Vila Velha, situada em Fortaleza, houve uma manhã de atividades com apresentações de dança e rodas de conversa. O secretário executivo da Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, participou da ocasião.
Lívia Soares, estudante da 2ª série na EEMTI, se diz feliz por fazer parte da escola. A jovem, que atualmente é presidente do grêmio, considera que o Dia do Estudante é um dos dias mais significativos do ano para quem faz a educação.
“Esta data nos faz lembrar do real motivo de estarmos na escola: a formação de cidadãos críticos, participativos, capazes de melhorar o mundo em que vivem. Entre as inúmeras possibilidades que encontramos aqui, além da construção do conhecimento, estão a formação de amizades, a troca de experiências, a chance de nos expressarmos, de aprender a conviver em sociedade, de desenvolver a empatia e de trabalhar em equipe. Sou grata por poder fazer parte desta instituição, que nos acolhe e incentiva sempre”, ressalta Lívia.
O colega de grêmio e estudante da 3ª série na unidade de ensino, Elias da Silva, avalia ser necessário que o jovem assuma o papel liderança nos meios dos quais participa.
“Venho da arte, sou bailarino e professor de dança. Meu protagonismo vem desde esta prática, até a escola. Já fui líder de sala e hoje sou integrante do Grêmio. Temos que mostrar à sociedade que os filhos da periferia podem entrar na universidade, se formar e ser o que quiserem. Fico muito feliz em ver isso acontecer. Espero que todos os estudantes possam, um dia, estar no meu lugar, exercendo o protagonismo não só na escola, mas também fora dela”, frisa Elias.
A secretária da Educação, Eliana Estrela, enaltece a importância de cada aluno para a rede de ensino e também reconhece o papel dos professores, que acompanham os jovens durante a jornada educacional.
“Neste Dia do Estudante, quero celebrar com cada um de vocês que está se dedicando à busca do conhecimento e crescimento pessoal. Vocês são a força motriz da educação, e é inspirador ver sua determinação e paixão por aprender. Lembrem-se de que cada desafio que enfrentam os torna mais fortes e preparados para um futuro brilhante.
Helder Nogueira lembra que a razão de existir da Seduc é contribuir de forma efetiva para a formação dos estudantes. “Temos ainda muito trabalho a fazer e estamos sempre buscando melhorar. Permanecemos juntos com vocês neste caminho, ouvindo suas demandas e fazendo da escola um espaço cada vez mais acolhedor e plural. Estamos à disposição para apoiar no que for necessário para a conquista de novos horizontes e sonhamos junto com vocês”, enfatiza.
Por ocasião do Dia do Estudante, a Seduc promove o lançamento do Concurso Redação Enem: chego junto, chego a 1.000. A ação é desenvolvida em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR). O certame, que está na 5ª edição, busca motivar a prática da escrita de textos do tipo dissertativo-argumentativo, entre alunos da 3ª série e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio, matriculados nas escolas estaduais, por meio da elaboração de redações e da premiação dos melhores textos.
Será possível apresentar até cinco produções textuais, referentes a cada um dos cinco temas apresentados no edital, sendo uma redação por tema. Para participar, é necessário enviar as produções textuais para a plataforma Enem MIX, presente no Portal Aluno Online http://aluno.seduc.ce.gov.br, a partir do próximo dia 21.
O concurso é composto de três etapas: escolar, regional e estadual. Na primeira, a redação considerada melhor de cada escola será enviada para a fase seguinte. Todos os estudantes classificados para a etapa regional receberão certificados.
No segundo momento, será feita uma nova seleção e a redação melhor avaliada de cada regional será encaminhada para a etapa estadual. Todos os 23 estudantes que avançarem à etapa seguinte serão premiados com um smartphone. No último estágio, os autores das três melhores redações ganharão um notebook, enquanto os três professores orientadores receberão smartphones.
Todas as redações da etapa regional farão parte da publicação de uma coletânea. Serão impressos 2.500 exemplares da obra para serem distribuídos.