Com a divulgação de informações que mostram os malefícios que o uso dos agrotóxicos pode trazer à população e ao meio ambiente, tem crescido a disseminação do consumo de alimentos orgânicos de produção agroecológica onde possuem um sistema de manejo que privilegia a preservação ambiental e qualidade de vida do produtor e do consumidor.
Em Fortaleza, a venda orgânica é proveniente da agricultura familiar agroecológica cultivada nas cidades do interior do Ceará. Uma boa opção para compra e consumo de alimentos saudáveis é a Feira Agroecológica no Parque, na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, que acontece nas manhãs de sábado. Neste dia 5, a Feira reúne novamente bancas que comercializam hortaliças, frutas, grãos, raízes, tubérculos, laticínios, mel, geleias, sucos, doces e artesanatos, entre outros produtos. Nas feiras agroecológicas, os produtos orgânicos são passados diretamente da mão do produtor para o consumidor. As associações coletivas beneficiam a saúde humana e animal e o meio ambiente.
A Feira é uma realização da Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema) e Rede EcoCeará, a feira conta com o apoio das Secretarias do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), da Administração Prisional (SAP) e a do Desenvolvimento Agrário (SDA). Além disso, de quinze em quinze dias, produtos cultivados por internos do sistema prisional e outros itens produzidos por eles, a exemplo dos artesanatos, são comercializados na Feira Agroecológica no Parque. As mulheres da Cooperativa Prato Colorido, do Conjunto Palmeiras, também participam da Feira Agroecológica no Parque. Elas ficam à frente de um espaço gastronômico, onde frequentadores podem comprar, a preços módicos, pratos regionais como o cuscuz, cafés, saladas, bolos e pães.
Feira Agroecológica do Parque do Cocó – Área Adahil Barreto do Cocó
Dia: 5 de agosto de 2023 (sábado)
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Rua Major Virgílio Borba, 177, Dionísio Torres, Fortaleza – CE.