A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nesta sexta-feira (4), webinário de divulgação e apropriação dos resultados da avaliação diagnóstica 2023, do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) e da Avaliação de Fluência Leitora.
O webinário, que reuniu mais de 3.500 educadores de todo o estado, também contou com a participação do vice-governador e secretário estadual da Educação, Felipe Camarão; da secretária adjunta de Gestão da Rede Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra; do supervisor de Avaliação Educacional da Seduc, Pedro Alcântara; da supervisora do Regime de Colaboração da Seduc, Daiane Marinho; e da presidente da Undime Maranhão, Karla Janys Nascimento.
O vice-governador e secretário da Seduc, Felipe Camarão, destacou a importância de divulgar os resultados da avaliação diagnóstica do Seama. “Temos insistido na alfabetização na idade certa, na alfabetização de jovens e adultos e não podemos deixar de lado esses pontos tão importantes. Quero ressaltar que nós estamos no caminho certo, iniciamos esta maratona bem porque hoje temos dados. Antes fazíamos na intuição e quando saiam os resultados éramos surpreendidos positivamente ou negativamente. Hoje, temos evidências para realizarmos intervenções pedagógicas específicas e necessárias para que possamos continuar no bom caminho”, ressaltou Felipe Camarão.
Durante a reunião, foram avaliados os níveis de leitores da rede de ensino do Maranhão. A pesquisa dividiu os alunos entre pré-leitores, que não conseguem realizar uma leitura oral ou a fazem com muito esforço; leitores iniciantes, que conseguem ler fragmentos de texto; e leitores fluentes, que leem corretamente.
O supervisor de Avaliação Educacional da Seduc, Pedro Alcântara, sublinhou a necessidade de se definir estratégias para a consolidação do perfil leitor dos estudantes. “No diagnóstico, foi identificado que no Maranhão temos muitos estudantes com o perfil de pré-leitor, então estivemos definindo estratégias para superar a defasagem de fluência leitora com educadores de todo o estado. A avaliação serve para que o município, a escola e o professor façam os seus planos de intervenção a partir desses resultados”, afirmou Pedro Alcântara.
O webinário também tratou da temática “Procedimentos de Aplicação da Avaliação de Fluência Formativa”, com o coordenador do Eixo de Fluência Leitora, da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Hylo Leal.
A avaliação da fluência visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados a sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado. Nesse modelo de avaliação, geralmente aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança realiza uma leitura para um professor ou uma professora e tem o seu desempenho associado a um Perfil de Leitor.
Seama
O Seama realiza avaliação diagnóstica em Língua Portuguesa e Matemática para alunos da rede municipal e estadual do 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, e 3ª série do Ensino Médio.
Implantado em 2019 pelo Governo do Maranhão, o Seama é uma política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses. O sistema integra as ações do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e do Programa Mais Ideb, e tem por objetivo oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base nos resultados alcançados ao nível de estudante, escola e rede de ensino.