O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e o Cartório da 13ª Zona Eleitoral do Piauí, sediado em São Raimundo Nonato, realizarão no próximo domingo (6), Eleições Suplementares no município de São Lourenço do Piauí, distante cerca de 550 Km de Teresina, Termo Judiciário da 13ª Zona, para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito.
O novo pleito decorre de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que em julgamento conjunto dos agravos em recursos especiais 0600001-52.2021.6.18.0013 e 0600477-27.2020.6.18.0013, ocorrido em 11.04.2023, deu provimento a ambos os recursos para julgar procedentes os pedidos formulados na representação por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo - AIME, determinando a cassação dos diplomas do prefeito e do seu vice, eleitos em 15.11.2022, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e Valdeci Paes de Castro (PSB), e a aplicação de multa.
Em virtude da Decisão da Corte Superior, em Brasília – DF, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Piauí assumiu o Executivo Municipal até a posse dos novos mandatários eleitos em 06.08.2023.
Para esta nova eleição, concorrem a coligação “São Lourenço em Boas Mãos”, formada pelos partidos PSD e PP, com os candidatos a Prefeito e Vice, Thiago Damasceno Ribeiro Santana e Wallacy Rangel de Oliveira Paes Damasceno; e a Federação “Brasil da Esperança – Fé Brasil”, composta pelos partidos PT, PC do B e PV, com os candidatos a Prefeito e Vice, Raimundo Nonato de Sousa Marques e Marcelo Ribeiro de Oliveira.
O município conta com 4.948 eleitoras(es) distribuídos em 9 locais de votação, 5 na área urbana e quatro na Zona Rural, com 16 seções eleitorais com quatro seções agregadas. Foram convocados 64 mesárias(os), 10 coordenadores de acessibilidade, além de mobilizados três servidores efetivos da Justiça Eleitoral, dois da Sede do TRE-PI e outro lotado no Cartório Eleitoral, três servidores requisitados e um terceirizado (agente cartorário). O TRE-PI enviou ao local 24 urnas eletrônicas.
As seções eleitorais serão instaladas no sábado (5). Os mesários iniciaram suas atividades às 7h do domingo (6), com a emissão e assinatura da Zerésima pelas(os) mesárias(os), fiscais de partidos e coligações, eleitores, e eventualmente candidatos e autoridades presentes, em cada local de votação. A partir das 8h, será iniciada a votação estendendo-se até 17 h, e eventualmente prolongando-se além desse horário, caso hajam filas.