A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nessa terça-feira (25), a primeira edição do “Gestão que Transforma”, o maior Encontro de Gestores Educacionais do Piauí. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Teresina, com a presença do governador Rafael Fonteles.
O evento reuniu mais de mil gestores educacionais de toda a rede estadual de ensino, das 21 Gerências Regionais de Educação (GRE), 648 escolas e 224 municípios. “O objetivo do encontro foi alinhar o modelo de gestão baseado em dados e voltado à otimização dos resultados de aprendizagem dos nossos estudantes, e dar a máxima eficiência aos nossos projetos que compõem o grande Programa “Acelera Seduc”. Inclusive dois novos foram lançados hoje, o Mais Formação, para capacitação de gestores e professores, e o Banco de Gestores, para seleção de diretores conforme critérios técnicos. Educação se faz no chão da escola, na sala de aula, por meio da liderança eficaz, engajada e vocacionada dos gestores escolares e professores. Fechamos com chave de ouro a primeira fase da nossa gestão”, afirmou Washington Bandeira.
Para o governador Rafael Fonteles, o encontro representou um momento importante de formação, engajamento e troca de informações e experiências. “Os gestores são imprescindíveis para que a qualidade de ensino e aprendizagem em nossas escolas melhore cada vez mais. Então, esse encontro foi um momento fundamental para discutirmos os nossos projetos, ações e metas, onde temos uma meta clara: ter a melhor educação pública do Brasil”, disse o gestor.
Durante o encontro também foi assinado o decreto para criação do Banco de Gestores Escolares, uma seleção interna para escolha dos gestores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede pública estadual, por meio da formação de cadastro de reserva, além da apresentação do novo programa Mais Formação, iniciativa que tem como objetivo a formação e a valorização dos profissionais da Educação.
O professor José Francisco Soares conduziu a palestra de abertura do evento. Professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares iniciou a programação com a palestra Gestão que transforma: Diretores fazem a diferença?
Em seguida, foram realizados os painéis de ensino e gestão, que apresentaram as diretrizes para uma prática exitosa de gestão escolar. O primeiro painel foi conduzido pela superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Faria, e pelo professor Paulo Henrique Pinheiro, superintendente de Educação Técnica, Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc.
Em Paulistana, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana foi uma das escolas estaduais da região que se destacou em relação às boas práticas da gestão escolar. “Acreditamos no trabalho que nós desenvolvemos dentro da comunidade, com toda a equipe. A escola vem alcançando destaque pelos cursos que ofereceremos e pelos alunos que a frequentam, que saem de lá preparados para o mundo do trabalho”, conta a gestora Lucicleia Acioly.
“A partir desses exemplos, serão traçadas as diretrizes e ações que poderão ser adotadas pela Secretaria de Estado da Educação para alcançar excelentes índices de aprendizagem”, ressalta o secretário Washington Bandeira.